A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou nesta segunda-feira (22) que foram confirmados 20 casos de varíola dos macacos em Mato Grosso. O balanço é feito até às 11h. Além dos 20 pacientes que estão com a doença, outros 16 estão sendo monitorados com suspeita da doença.
Conforme a secretaria, os casos foram confirmados, até agora, em seis municípios do estado. São eles:
- Cuiabá – 11 casos confirmados
- Várzea Grande – 4 casos confirmados
- Rondonópolis – 1 casos confirmados
- Sorriso – 1 casos confirmados
- Nova Xavantina – 1 casos confirmados
- Tangará da Serra – 2 casos confirmados
Já os casos suspeitos foram registrados em 10 municípios de Mato Grosso, sendo Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças e Sinop, com duas suspeitas cada.
Além disso, já foram descartados 11 casos de varíola dos macacos.
Primeiros casos
Os dois primeiros casos de monkeypox estavam em monitoramento desde o dia 28 de julho e os pacientes permaneceram em isolamento. Uma semana depois, os casos foram confirmados.
Os dois pacientes são homens residentes em Cuiabá, de 27 e 34 anos, que estiveram fora da cidade e apresentam sintomas leves da doença. Eles apresentaram lesões características da doença, mas sem nenhuma complexidade.
Sintomas e prevenção
Os principais sintomas da varíola dos macacos são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. Caso haja a manifestação destes sintomas, procure uma Unidade Básica ou de Pronto Atendimento.
Para a prevenção da doença, coloque em prática as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos, e evite tocar em lesões ou compartilhar objetos com pessoas infectadas.