Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, no Largo do Machado, na zona sul do Rio de Janeiro é uma das escolas ocupadas por estudantes (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
Em meio à ocupação nas escolas e a greve dos professores, a Secretaria Estadual de Educação resolveu antecipar a data das férias de alunos e professores. As férias do calendário escolar previstas inicialmente para agosto, vão começar no dia 2 de maio. A medida é para que o ano letivo seja concluído de acordo com o calendário da rede estadual, mesmo com as ocupações de unidades por alunos e greve de professores.
Com isso, as escolas vão funcionar normalmente em agosto, durante os Jogos Olímpicos. Segundo a Secretaria de Educação, pelo menos 55 unidades foram ocupadas pelos estudantes. A série de ocupações começou no Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador, no dia 21 de março.
Os estudantes reclamam de falta de aparelhos de ar-condicionado, bebedouros quebrados, banheiros sem manutenção, entre outros problemas estruturais. Além disso, parte dos professores está em greve.
Fonte: G1