Plantão Policial

Secretaria confirma fuga de 6 presos da maior penitenciária de Mato Grosso

 
A recontagem dos detentos da Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, considerada a maior unidade prisional de Mato Grosso, concluiu nesta quarta-feira (20) que seis presos fugiram na madrugada da última segunda-feira (18).
 
“Depois que encontramos vestígios da fuga fizemos uma recontagem nominal e fotográfica de todos os reeducandos. Eles serraram as grades que dão acesso aos banheiros localizados na área de segurança externa”, explicou Kleiton Ayres, diretor da Penitenciária Central.
 
Em coletiva à imprensa, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informou que os fugitivos serraram as grades de uma cela do raio 2. Eles tiveram acesso à  parte externa da unidade e pularam o muro da penitenciária usando uma corda artesanal. O processo de recontagem de presos durou dois dias.
 
A pasta que administra o sistema prisional disse ainda que todos os fugitivos são considerados de alta periculosidade. O grupo foi preso por envolvimento com tráfico de drogas e roubo à mão armada.
 
Imagens do circuito interno da unidade serão utilizadas pela Polícia Civil, que vai investigar como os detentos conseguiram escapar do local. Também será apurada se a fuga contou com a participação de agentes prisionais. A Sejudh afirmou que um procedimento administrativo será aberto para investigar a conduta dos servidores.
 
A Penitenciária Central do Estado tem capacidade para abrigar 870 detentos, mas atualmente conta com 1.924. A segurança do prédio é feita por 40 agentes prisionais, no total. E apenas quatro deles trabalham na função de 'sentinelas', nas guaritas elevadas da unidade. De acordo com o superintendente de Gestão Penitenciária, Gilberto Carvalho, o número de agentes está longe do ideal.
 
“O número de agentes não é ideal para atender a demanda, mas a secretaria trabalha com o efetivo que temos com capacitação para que eles possam atuar da melhor forma.
 
Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em