Segundo o secretário Maurício Guimarães, amanha serão definidas as equipes responsáveis para conduzir o processo licitatório e que irá culminar na elaboração do edital de concessão em si.
O secretário, no entanto, preferiu não estipular datas para que o processo seja concluído, tampouco mencionou os valores estimados pela outorga do estádio. De acordo com ele, a secretaria ainda está ‘fechando os cálculos’ referente aos gastos durante os quatro eventos teste, realizados antes do Mundial.
Sem mencionar qualquer nome, o secretário afirmou que a Arena já está recebendo sondagens de vários grupos empresariais, inclusive de grupos estrangeiros. Na última terça (24), foi inclusive, veiculada uma notícia no Estadão, dando conta de que o ex-jogador de futebol Ronaldo e o ex-presidente do Corinthians, André Sanchez estariam interessados em administrar a Arena, informação não confirmada por Guimarães.
“Ainda não tenho informações sobre isso. Só posso adiantar que existem várias sondagens e a Arena está sim despertando o interesse de muitos”, disse ele.
Ainda de acordo com o secretário, a concessão que deverá ser feita pelo prazo de 25 a 30 anos é “economicamente viável, justamente porque muitos estudos indicam que o custo benefício dela para o tempo de concessão é altamente atraente”.
‘Poder de uso’
O secretário Maurício Guimarães garante que os clubes locais terão total condição de realizar jogos na Arena, já que segundo ele existem ‘regras’ básicas no processo de concessão.
“Qualquer concessionário da Arena tem que dar condições de uso aos clubes, isso é uma condição pétrea do edital. Não podemos simplesmente fazer uma concessão, passar um muro no entorno daquilo lá e os clubes não poderem sequer entrar lá dentro e utilizar”, diz ele.
Guimarães reiterou, por fim, que o governo vai oportunizar que times utilizem a Arena como palco de jogo e que não existe a intenção de o Estado ‘ganhar dinheiro em cima dos clubes’.
Jogos
Apesar de especulações em torno de um jogo entre Santos e Palmeiras no dia 17 de julho, pela série A do Campeonato Brasileiro, a princípio o secretário só confirma o jogo entre Cuiabá e Paysandu, no dia 20 de julho, pela série C da competição.
Lembrando que até o próximo dia 30 a Arena Pantanal ainda está sob a gestão da Fifa. A Secopa reassume o comanda em 1/7.