As informações constam em lauto técnico entregue pelo secretário ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Waldir Teis, na última segunda-feira (2). A apresentação do laudo pericial atendeu a uma determinação do TCE.
Segundo o secretário Maurício Guimarães, a obra – interditada desde o dia 5 de agosto – passará por trabalhos de reparos nos próximos 120 dias. O conserto exigirá acréscimo de concreto e aço em blocos de fundações e reparos (reforço) na armadura longitudinal, com uso de fibra de carbono e cordoalhas protendidas.
Em uma análise preliminar sobre o relatório entregue pela Secopa, o TCE verificou que a armadura longitudinal não atende às solicitações mais críticas de torção. Segundo o órgão fiscalizador, a armadura existente correspondente a 195 centímetros cúbicos de ferragem, quando a necessária seria de 330 centímetros.
O TCE observou ainda, que a obra não respeitou determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Laudos
O secretário da Copa se comprometeu a entregar laudos sobre a Trincheira do Santa Rosa, cujo as obras também estão paralisadas. Maurício alegou que a Secopa não dispõe de laudos periciais como o TCE-MT exige. Desta forma, uma empresa será contratada para produzir os documentos.
“O que o TCE quer é um laudo independente já que não houve transparência nas informações que a Secopa vinha repassando a este Tribunal", pontuou o conselheiro Antonio Joaquim.
Viaduto da Sefaz
Inaugurado em fevereiro deste ano, o Viaduto Jamil Boutros Nadaf (Viaduto da Sefaz), teve um custo total de R$ 18 milhões e está totalmente interditado desde o último dia 6. O viaduto que integra o pacote de implantação do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) foi primeira obra a ser liberada pelo Governo Estadual.
No entanto, antes mesmo de sua inauguração, o elevado necessitou passar por um procedimento precisou passar por um processo de recapeamento do asfalto na cabeceira de sua estrutura. Procedimento este, considerado normal pelo Consórcio.
Trincheira Santa Rosa
A trincheira está sob responsabilidade da empresa Camargo Campos S.A. Engenharia e Comércio e atualmente está orçada em R$ 26,3 milhões, sendo R$ 4,1 milhões em aditivos. A obra teve início em junho de 2011, com previsão inicial e entrega para março do ano passado.
Inicialmente, o empreendimento era tocado pela Ster Engenharia Ltda., cujo contrato foi suspenso em fevereiro de 2013.
A obra teve o trânsito de veículos liberado sobre a rotatória e as duas marginais e um novo cronograma tinha como prazo de entrega total da obra o mês de agosto, o que não ocorreu. Atualmente, a Secopa analisa um novo pedido de adiamento da conclusão dos trabalhos.