Atualmente, o trecho representa uma das maiores dificuldades no trânsito da região metropolitana, com buracos na pista, interdições e desvios que, nos horários de pico, acabam ficando engarrafados. Além disso, para quem chega de viagem no aeroporto, as obras atrasadas do terminal e seu entorno limitam a oferta de táxis e oferecem uma primeira impressão caótica da região.
O cenário se deve principalmente aos trabalhos de implantação também atrasada do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), sistema de transporte licitado por R$ 1,477 bilhão prometido para funcionar durante a Copa mas que, segundo já admitiu o governo, sequer estará pronto ainda este ano.
Para não prejudicar o trânsito entre Cuiabá e o Marechal Rondon durante o evento mundial, a Secopa e o Consórcio VLT (responsável pelas obras) divulgaram nota assegurando que, até o final deste mês, estará concluída a rotatória de acesso ao terminal e as obras de pavimentação da Avenida João Ponce de Arruda (que dá acesso ao aeroporto) e da Avenida da FEB, trecho considerado prioritário para os dias do evento da FIFA.
No trecho até Cuiabá, a Secopa também garante que estará liberada para trânsito a trincheira do Quilômetro Zero, obra que permitirá a passagem do VLT sob uma rotatória.
Para otimizar a ligação entre Várzea Grande e Cuiabá, a ponte Júlio Müller está sendo ampliada, mas os trabalhos de construção serão interrompidos durante a Copa para permitir que os veículos voltem a utilizar a estrutura antiga. As obras serão retomadas após a Copa.
Obras do VLT
Além do trecho prioritário para a Copa, o Consórcio VLT ainda está trabalhando em avenidas de Cuiabá como a Tenente Coronel Duarte (Prainha) e a Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA).
Na Prainha, a Secopa assegura que os tapumes deverão ser retirados até o fim do mês, liberando o fluxo de veículos nos dois sentidos. Até lá deverá estar concluída a laje da sobreposição do córrego da Prainha que passa abaixo da via.Na Avenida do CPA, a Secopa anunciou trabalho em turnos diurno e noturno para a instalação da via permanente do VLT no trecho entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e o Procon.
Para o fim do mês, está prevista a retirada dos tapumes até o fim do mês. Isso porque, até lá, os buracos abertos deverão ser reaterrados e o pavimento, recuperado. A obra da trincheira será retomada com mais intensidade após a Copa.Ainda na linha 1 do VLT, a Avenida Miguel Sutil está passando por obras de construção de uma passagem de nível que deverá ligar os bairros Consil e Araés. A lógica dos trabalhos no local é a mesma das demais obras: a Secopa pretende concluir o arrasamento das estacas até o fim deste mês para poder retirar os tapumes durante a Copa e retomar os trabalhos após o evento.
Linha 2
Na linha 2 do VLT, as avenidas Coronel Escolástico e Fernando Corrêa atualmente também passam por obras. Em seu plano de metas pré-Copa, a Secopa anunciou que o meio-fio da Coronel Escolástico deve ser imediatamente recuperado após a repavimentação do trecho. Já no Viaduto Clóvis Roberto, no acesso da Avenida Fernando Corrêa à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), os tapumes de obras deverão ser retirados durante a Copa, assim como na obra do viaduto da rodovia MT-040.
G1