Cidades

Seciteci anuncia que vai investir R$1,6 milhão em qualificação profissional para reeducandos

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) participa do workshop para promover o debate sobre educação, trabalho e renda, no âmbito do Sistema Penitenciário de Mato Grosso, para pessoa privada de liberdade. O evento está sendo realizado nesta quinta-feira (19), das 8h às 18h, no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE).

O evento, organizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), contou com a participação de diversos órgãos, entre eles o Tribunal de Justiça (TJMT), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) entre outros.

Na ocasião, o secretário em substituição, Djalma Silvestre Fernandes, assinou o protocolo de intenções no qual diversas entidades se comprometem a elaborar e atuar em prol do setor. Ele ressalta que o workshop é um importante instrumento para planejar os investimentos voltados para pessoa privada de liberdade.

“Os nossos cursos são ofertados conforme a demanda do mercado e dentro das condições estruturais dos presídios. Qualificar essas pessoas é uma forma de transformar vidas e famílias por meio da educação e fomento ao emprego, pois por meio dos cursos, novas portas se abrem para aqueles que muitas vezes não encontram oportunidades após cumprirem a pena”, disse.

A Seciteci, por meio da Secretaria Adjunta de Educação Profissional e Superior, proporciona educação profissional aos privados de liberdade como estratégia de promover a cidadania. Além dos cursos presenciais, a Seciteci estuda a possibilidade de viabilizar alguns cursos na modalidade ensino a distância (EAD).

A secretária adjunta de Educação Profissional e Superior em substituição e coordenadora-geral do Pronatec, Pollyana Cristina Peixoto Peron, apresentou uma palestra e na oportunidade anunciou que a Seciteci já recebeu os recursos para investir em qualificação profissional de reeducandos, a partir de fevereiro de 2021.

Ela explicou que os cursos são ofertados com o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC) e com o auxílio do Núcleo de Educação nas Prisões (DEPEN-MT). As equipes seguem alguns critérios de ofertas, no qual possam oportunizar autonomia na inserção ao mercado de trabalho.

“Já temos disponível mais de R$1,6 milhão de recursos aportados pelo MEC, para ofertarmos capacitação profissional a este público. Ainda iremos definir quais serão os cursos, que podem ser nas áreas de gastronomia, edificações, agronomia, administrativo, entre outros. Estamos estudando também qual será a quantidade de vagas, mas certamente milhares de reeducandos e familiares serão beneficiados”, disse.

A Seciteci tem papel fundamental na formação profissional do cidadão mato-grossense para o mercado de trabalho, por meio de cursos de capacitação visando à empregabilidade e inclusão social. Exercendo o acompanhamento pedagógico de sua educação profissional, ofertada nos estabelecimentos penais.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.