A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) iniciou nesta quinta-feira (12.11) uma sequência de três transmissões ao vivo para responder questionamentos sobre os editais da Lei Aldir Blanc. Bastante elogiado pelos participantes por oferecer informações úteis para a inscrição de projetos, o plantão tira-dúvidas terá mais duas edições nesta sexta (13.11) e sábado (14.11), sempre às 19h, por rede social.
“Parabenizo a equipe da Secel. Está evidente o quanto vocês estão comprometidos e a fim de a galera se inscrever e de contemplar o máximo de trabalhos possíveis. Pelas lives e pela disponibilidade em responder dúvidas, em nome da classe artística quero muito agradecer vocês”, cita a cantora Karola Nunes em mensagem.
Questões sobre categorias de participação, uploads de documentos, abertura de contas, envio de portfólio e currículo foram respondidas durante a primeira live. Os interessados ainda tiveram acesso a orientações sobre projeto de publicações literárias, diferença entre editais, pagamento de direitos autorais de mestres homenageados, de autores de livros e de artistas que também são proponentes, dentre outros.
A respeito da aquisição de equipamentos de uso permanente, a equipe da Secel esclareceu que não há previsão da conduta nos projetos. Além da compra desse tipo de produtos, a Lei Aldir Blanc veda construções e reformas, possibilitando somente aluguéis de espaços e materiais.
O retorno a perguntas sobre realocação de recursos entre categorias certificou que os valores remanescentes serão remanejados para demais propostas classificadas de acordo com a pontuação na fase de seleção. Também foram sanadas dúvidas sobre a previsão de verba para pagamento de profissionais envolvidos na ação, adequações na planilha orçamentária e procedimentos quanto à complementação de informações em projetos já inscritos.
Toda a live continua disponível na página de facebook da Secretaria para acesso ao conteúdo.
A equipe dos plantões tira-dúvidas da Secel é formada pelo secretário adjunto de Cultura, Paulo Traven, o superintendente de Políticas Culturais, Jan Moura, a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa, Keiko Okamura, e pela assessora especial, Cínthia Mattos.
“Desejamos boa sorte aos proponentes e pedimos a todos que se inscrevam e incentivem outras pessoas a se inscreverem, pois existem muitas possibilidades dentro desses cinco editais. Continuaremos tirando dúvidas nas lives até sábado e recebemos ainda inúmeros telefonemas e mensagens. Estaremos à disposição de todos, trabalhando para que todos os processos do edital sejam efetivados com sucesso”, finalizou Paulo Traven.
Editais e inscrições
São cinco chamadas públicas que atenderão todos os segmentos e áreas temáticas artísticas culturais de Mato Grosso.
Devido à reversão ao Estado da verba destinada a municípios mato-grossenses que não se inscreveram para execução da Lei Aldir Blanc, os editais da Secel receberam um incremento de R$ 4,35 milhões, totalizando R$ 29,35 milhões em recursos. O reforço permitiu que a quantidade de projetos beneficiados subisse de 513 para 588, motivando a prorrogação da data final para inscrição nos editais.
Com a retificação de prazo, as inscrições podem ser feitas até segunda-feira (16.11), sendo que as presenciais devem ser protocoladas na sede da Secel durante o expediente, que encerra às 18h. Já o prazo para apresentação online das propostas vai até às 23h59 da mesma data, por meio do formulário na plataforma formularios.cultura.mt.gov.br.
Os editais, formulários, seus anexos e retificações estão disponíveis nos sites leialdirblanc.cultura.mt.gov.br e www.cultura.mt.gov.br/editais.
Serviço
Plantões tira-dúvidas sobre editais da Lei Aldir Blanc
Data: 12, 13 e 14 de novembro
Horário: 19h
Local: online pelo facebook/secelmt