Mix diário

SEC autoriza plano da Nasdaq para tokenização de ativos

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês) aprovou uma emenda à regra da Nasdaq que permite que certos títulos sejam liquidados em forma tokenizada.

A operadora da bolsa americana Nasdaq submeteu o pedido à SEC em setembro de 2025 para facilitar a negociação de títulos tokenizados em seus mercados. Especificamente, a Nasdaq propôs a possibilidade de empresas membros e investidores tokenizarem os títulos de renda variável e os produtos negociados em bolsa (ETPs) com o objetivo de promover a inovação financeira, mantendo a estabilidade, a equidade e a proteção dos investidores.

Pelo aval da SEC, participantes elegíveis do mercado podem optar pela liquidação tokenizada marcando seus pedidos de acordo. Os ativos envolvidos devem compartilhar o mesmo CUSIP, símbolo de negociação, e direitos e obrigações que os títulos tradicionais, e serão negociados no mesmo livro de ordens com prioridade idêntica.

A CVM americana destacou que recebeu alguns comentários a respeito dos riscos da tokenização, mas que os pontos foram abordados. Entre os riscos, os participantes citaram a possibilidade de haver divergência de preços entre valores mobiliários tokenizados e tradicionais e riscos de os detentores de valores mobiliários tokenizados não receberem os mesmos direitos que os acionistas da companhia subjacente. Também foram citadas a potencial inaplicabilidade de disposições das leis de valores mobiliários e preocupações relacionadas à supervisão/monitoramento do mercado.

De acordo com a proposta da Nasdaq, uma ação tokenizada de um valor mobiliário elegível na DTC (DTC Eligible Security) deve ser fungível e conferir a seus acionistas os mesmos direitos e privilégios que uma ação de uma classe equivalente do valor mobiliário tradicional, para que possa ser negociada na Nasdaq.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve