Plantão Policial

Se provada propina na campanha, governo Dilma é ilegítimo

O senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB e candidato derrotado a presidente da República, afirmou nesta quarta-feira (3) que, se comprovada a informação de que o caixa de campanha do PT em 2010 foi abastecido com dinheiro desviado do esquema de corrupção na Petrobras, o governo Dilma Rousseff seria ilegítimo. Em 2010, o candidato do PSDB nas eleições presidenciais foi José Serra, derrotado pela petista Dilma Rousseff.

Em depoimento dado em outubro à Polícia Federal e revelado nesta quarta, o executivo Augusto Mendonça Neto, da empresa Toyo Setal, uma das fornecedoras da Petrobras, disse que parte do pagamento de propina ao ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque era direcionada ao PT como doação oficial ao partido. Em nota o partido afirmou que só recebe doações "em conformidade com a legislação eleitoral vigente", que os recibos de doações foram declarados à Justiça Eleitoral e que todo o processo "ocorreu dentro da legalidade".Aécio Neves questionou a legitimidade do governo na hipótese de as informações dadas no depoimento serem comprovadas.

Se comprovadas essas denúncias, é algo extremamente grave, nós estamos frente a um governo ilegítimo. Temos que garantir que isso seja comprovado porque essa é a denúncia a meu ver mais grave que surgiu até aqui, declarou o tucano em entrevista no Congresso.Ele se disse estarrecido com a revelação e cobrou que a denúncia seja investigada. Essa organização criminosa que, segundo a Polícia Federal, se instalou no seio da Petrobras, participou da campanha eleitoral contra nós.

O tucano já havia empregado antes a expressão "organização criminosa", em entrevista ao programa do jornalista Roberto D'Avila, na GloboNews. Na entrevista, ele afirmou que não perdeu a eleição para um partido político, mas para uma "organização criminosa".Nesta quarta, o diretório nacional do PT ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma interpelação judicial para que o senador explique a declaração e esclareça se fez referência ao PT. Se confirmar, o partido tomará "as medidas judiciais cabíveis".

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em