Nessa segunda-feira (10), o peemedebista recebeu no Palácio Paiaguas, representantes de Ministérios e órgãos governamentais ligados à segurança, para apresentar o planejamento operacional para a Copa de 2014. Na ocasião ele afirmou “estar tranquilo”.
“Se a Copa do Mundo fosse hoje, estaríamos preparados. Estou muito confiante, vamos ter uma Copa tranquila. Problemas vão surgir, mas estaremos preparados”, completou o governador.
Mesmo não apresentando os dados do planejamento, motivo da reunião para qual a imprensa foi chamada, Silval afirmou que nos últimos três anos, o Estado contratou mais de quatro mil homens em toda a área de segurança. Ele destacou ainda, a participação de órgãos federais na segurança da Capital durante os jogos de futebol, quando o efetivo deve ser ampliado em mais de duas mil pessoas.
A capital foi a 10ª cidade sede da Copa do Mundo a receber a comitiva de segurança. Outros três municípios que terão Centros de Treinamento – Vitória, Maceió e Aracaju -, também serão visitados.
Entre os participantes da reunião estava o Coordenador das Forças Armadas para a Copa, General Jamil Megid Júnior. Segundo ele, as ações apoiadas pelo governo federal buscam a formação de um Comitê de âmbito nacional, para treinamento e acompanhamento de ações para a Copa.
Já Secretário Executivo de Segurança para grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrey Augusto Passos Rodrigues contou que a Secretaria para grandes Eventos da Agência Brasileira de Inteligência criou comissões estaduais de segurança e Defesa Civil.
O secretario minimizou ainda os efeitos da greve da Polícia Federal e os efeitos de um grande evento em uma região limítrofe como Mato Grosso.
“As greves não afetarão o andamento dos eventos, pois possuímos contingencia para suprir essas situações. Em relação a grande extensão de fronteira seca de Mato Grosso os serviços como o controle migratório receberão reforços, não apenas aqui, mas em todos os Estados fronteiriços”, finalizou.