Candidato Daniel Scioli Daniel Scioli ao lado da mulher, Karina Rabolini, durante votação nas eleições deste domingo (25) em Buenos Aires, Argentina (Foto: REUTERS/Martin Acosta)
O candidato governista de centro-direita à Casa Rosada, Daniel Scioli, lidera a disputa do primeiro turno na Argentina – de acordo com a AFP, citando as primeiras projeções com base em pesquisa de boca de urna divulgadas por emissoras de televisão neste domingo (25).
Pouco depois do fechamento das seções eleitorais, às 18h local (19h em Brasília), as pesquisas mantinham em aberto a possibilidade de um segundo turno.
Além do candidato favorito Daniel Scioli, que tem o apoio da presidente Cristina Kirchner, disputam a preferência dos eleitores Mauricio Macri e Sergio Massa como principais candidatos.
A atual presidente Cristina Kirchner deve entregar a presidência a seu sucessor em 10 de dezembro próximo, com uma aprovação de cerca de 50% a seu governo, de acordo com pesquisas recentes.
A incógnita de hoje é se Daniel Scioli conseguirá somar os 45% necessários, ou 40% e uma diferença de dez pontos em relação ao segundo oponente para evitar o segundo turno. Caso não consiga, haverá nova votação em 22 de novembro.
Fim da era Kirchner
Cerca de 32 milhões de argentinos compareceram hoje às urnas para votar para presidente em uma eleição que, pela primeira vez em 12 anos, não há candidatos com o sobrenome Kirchner.
Além de presidente e vice-presidente, os argentinos elegem parlamentares e representantes do Mercosul. Em 11 províncias também serão eleitos governadores e outras autoridades, tudo em uma única cédula.
Fonte: G1