Cidades

Saúde promove ações no Dia Mundial de Luta contra a Aids

 
A Secretaria de Saúde, durante esta semana (02 a 06) realiza programação destinada à população de Várzea Grande com orientações e explicações nas maneiras de contágio e prevenção visando diminuir o preconceito da sociedade em relação aos portadores.   
 
As unidades básicas de saúde e policlínicas estão disponibilizando teste rápido para detecção de HIV. Os exames estão sendo realizados pelos profissionais que foram capacitados no último treinamento realizado pela Prefeitura em parceria com o Programa Estadual DST/Aids.
 
O município registrou um aumento de 80% nos casos positivos de HIV no 1º semestre de 2013 em relação ao mesmo período em 2012, sendo 57% desses novos pacientes na faixa etária de 25 a 40 anos. No Brasil os dados registram que para cada 1,8 homens há 1 mulher infectada. A incidência menor nas mulheres se justifica pelo fato delas buscarem o serviço mais precocemente que os homens.
 
A secretária de Saúde, Jaqueline Beber Guimarães, vem trabalhando para cumprir a execução do Plano de Ações e Metas (PAM) em todo o seu recurso, tendo em conta as características que a epidemia vem assumindo nos últimos anos no município. “Atentos a essa realidade, vamos intensificar e fortalecer as ações para que a prevenção se torne um hábito na vida da população de Várzea Grande”, destaca.
 
O aumento na procura pelo teste rápido e as ações em campanhas utilizando este método para detecção de HIV/Aids são fatores que têm contribuído na contenção do avanço no número de casos da doença. Em anos anteriores, o teste-rápido era feito apenas em pessoas em comportamento de risco. Já em 2013 foram realizados muitos testes em campanhas esporádicas a exemplo no Dia das Mães, Dia Internacional da Mulher, Programa “Aqui é o Meu Lugar” e a livre demanda na unidade Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). A distribuição de preservativos, por exemplo, aumentou em 35% só no primeiro semestre deste ano (436 mil unidades distribuídas).
 
A secretária destaca ainda que, “mesmo estando entusiasmados com a efetividade do tratamento aos nossos pacientes, aumentando a expectativa de vida deles, vamos reformular e intensificar ainda mais as atividades em todas as unidades de saúde do município, capacitando mais profissionais de saúde no aconselhamento as DST’s e também na técnica de teste-rápido de HIV, Sífilis e Hepatites Virais”.
 
No Brasil, quase 700 mil casos foram registrados do início da doença, em 1980 até o ano passado, com uma taxa de incidência de 20,2 casos por 100 mil habitantes.
 
Atualmente o SAE/CTA faz acompanhamento a 406 pacientes com agravo AIDS e 187 em quadro HIV+ (positivo), e atende uma média de 150 pessoas por semana que procuram a unidade para realização de exames de HIV / Sífilis / Hepatites B e C, totalizando 2.400 exames/mês, em uma crescente, ano a ano.
 
Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.