O evento contou com a participação de enfermeiros e técnicos de enfermagem das Unidades de Saúde e Pronto Socorro, Hospital e Maternidade de Várzea Grande, além de profissionais dos municípios da baixada cuiabana.
O gerente do programa no município, João Paulo Ortega informou que o curso foi ministrado por técnicas do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, e teve como objetivo, capacitar estes profissionais para os tornarem aptos a realizarem dentro das Unidades de Saúde e PSHM de Várzea Grande, testes de HIV, Sífilis e Hepatites com gestantes e seus parceiros durante o período do pré-natal.
Atualmente, com uma equipe multiprofissional, o Serviço de Assistência Especializada do município acompanha pacientes portadores de doenças sexualmente transmissíveis. O SAE realiza os testes com resultados em 15 minutos, além de oferecer a terapia medicamentosa para pessoas portadoras do vírus HIV.
Para a secretária de Saúde do município, Jaqueline Guimarães, a capacitação dos técnicos para a realização do Teste Rápido é um avanço, pois entende que a rapidez nos resultados dos exames permitirá maior eficácia no tratamento dos pacientes.
Assessoria