Fotos: Ednei Rosa
Jogando pela primeira vez na Arena Pantanal, em Cuiabá, o São Paulo venceu por 1×0, o clássico diante do Santos, em jogo válido pela 36ª rodada, da série A do Campeonato Brasileiro.
O gol saiu somente na segunda etapa da partida. Aos 9 minutos, marcado pelo meio-campista Boschilla.
Embora tenha conquistado a vitória na Capital mato-grossense, o Tricolor Paulista, que ainda tinha chances matemáticas de ser campeão Brasileiro, deu adeus ao título. Isto porque, o Cruzeiro venceu o Goiás, por 2×1, no Mineirão e se sagrou campeão com duas rodadas de antecedência.
Anda assim, a equipe paulista se garantiu na Libertadores da América do próximo ano.
Pré-jogo – A entrada dos torcedores na Arena Pantanal foi marcada por muita confusão, principalmente porque a abertura dos portões, que estava marcada para as 13 horas, só aconteceu a partir das 14h30. Com o atraso, as filas nos arredores da Arena ficaram quilométricas e os torcedores bastante irritados.
Além disso, em maioria absoluta no estádio, alguns são-paulinos compararam ingressos para áreas reservadas aos santistas. Por estarem uniformizados, os seguranças do estádio não queriam permitir a entrada dos torcedores do tricolor em locais destinados à torcida adversária. Por fim, a entrada acabou sendo liberada.
Na transmissão da partida pela televisão, a organização do jogo também foi bastante criticada. “Há muito tempo não via uma organização tão desorganizada. Sem falar da confusão para entrada dos jogadores no estádio, o lixo encontrado aqui na Arena e a bagunça dos vestiários, o do São Paulo, por exemplo, parecia que tinha uma cachoeira lá dentro”, disse o narrador da Band, Téo José.
Partida – O primeiro tempo da partida foi sem grandes emoções e com poucos chutes a gol por parte de ambas as equipes. Aos 18 minutos o atacante santista Gabriel teve chance, mas não conseguiu finalizar a gol e ainda reclamou de um pênalti não marcado pelo árbitro Flavio Guerra.
Aos 21 minutos e com temperatura de 30°C, Guerra deu uma parada técnica para que os jogadores pudessem se hidratar. Aos 38 minutos, o São Paulo desperdiçou a melhor chance de abrir o placar na Arena Pantanal. Em bola cruzada na área, Alexandre Pato não conseguiu cabecear e na sequencia da jogada, Boschilla, na cara do gol, furou o chute.
Os são-paulinos que compareceram em peso à Arena Pantanal, ainda no primeiro tempo começaram a gritar pelo nome do atacante Luis Fabiano que começou no banco de reservas. O tempo Muricy Ramalho atendeu aos apelos da torcida e na etapa complementar colocou o camisa 9 em campo, no lugar de Alexandre Pato, para delírio dos torcedores.
O gol da partida, no entanto, saiu dos pés de Boschilla, que recebeu um passe dentro da área e chutou sem chances para o goleiro santista, Aranha.
Logo em seguida, o Santos teve uma grande chance de empatar a partida, mas o chute de fora da área de Geuvânio bateu na trave. As duas equipes ainda tiveram outras chances, mas a partida acabou com a vitória tricolor.