SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A cidade de São Paulo entrou em estado de emergência nesta segunda-feira (7) devido às fortes chuvas, principalmente na zona sul da capital.
O CGE-SP (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo) emitiu nota durante a manhã alertando que áreas de instabilidade ligadas à uma frente fria próxima a costa do estado estão favorecendo a formação de chuva moderada a forte desde a Baixada Santista até a região de Parelheiros e Capela do Socorro.
São Bernardo do Campo e Santo André, no ABC Paulista, também foram inclusos no alerta. Os radares meteorológicos da prefeitura apontam para o potencial para alagamentos e elevação do nível de rios e córregos na região.
Ainda segundo o CGE-SP, o sistema frontal que se propaga pelo litoral paulista vai manter o tempo nublado e chuvoso por toda a segunda. Já a temperatura deve ficar amena, com mínima de 19°C e máxima de 22°C.
Apesar do grande volume de precipitação previsto para esta segunda, a terça (8) deve ser diferente, sem expectativa de chuva forte para o estado, já que o sistema que traz as tempestades para o estado irá se afastar rumo ao Rio de Janeiro e Minas Gerais.
São Paulo deve receber somente chuva leve e garoa, causadas pelos ventos úmidos que sopram do mar e favorecem a formação de muitas nuvens baixas. A temperatura deve continuar amena, com mínima de 17°C e máxima de 21°C.