O cuiabano não precisa mais viajar para longe em busca de variedade de produtos, também não precisa recorrer à internet e ficar com o receio de comprar uma coisa que não está vendo e ter a falta de oportunidade em negociar o valor do produto diretamente com o vendedor.
Isso graças ao Shopping Popular de Cuiabá, que desde julho de 2015, após a inauguração do novo espaço, conta com 500 lojas e mais de dez mil itens à disposição do consumidor, praticamente uma 25 de Março climatizada.
O presidente do Shopping, Misael Galvão, explica por que o espaço está se tornando referência pra quem procura variedade e comodidade no mesmo local. “Fora o atendimento, você negocia direto com o vendedor e já faz a sua proposta, além da comodidade que o Shopping Popular oferece para os nossos clientes, porque hoje é um espaço muito mais ampliado, bem arejado, com o conforto que o cliente merece”, explica Misael.
O valor dos pontos de vendas variam de acordo com o tamanho do espaço e localização dentro do Shopping Popular, segundo Misael os valores vão de R$ 1 mil até R$ 3 mil mensais, mais a taxa de condomínio que atualmente está fixada em R$ 850,00.
Turismo de compras
Seja em Nova York ou na capital que fica no centro da América do Sul, todo viajante, turista e visitante gosta de fazer compras para si ou para presentear familiares e amigos na volta para casa, e o Shopping Popular é ponto de parada obrigatória para aqueles que querem consumir. “Aqui é uma referência turística, por causa da história, é o único lugar que resgatou recentemente a história de Cuiabá, o Porto antigo. Hoje em dia passam pelo Shopping Popular de 10 a 15 mil pessoas por dia, muita gente do interior e de estados como Acre, Rondônia e Pará vêm comprar aqui no Shopping” Acrescenta Misael.
E como prova desta visitação do espaço está a dona Ivone Belam, que veio de Comodoro (600 km de Cuiabá) para uma checagem de saúde e não deixou passar no local. “É praticamente um ponto turístico, todas as vezes que a gente vem pra Cuiabá, damos uma passadinha aqui, eu acho um lugar bem legal, atendimento bom, o pessoal é bem atencioso e nós viemos pra passear e consumir!”, afirma Ivone.
Melhora no atendimento
Tem original, tem paralelo, tem de todas as cores, tamanhos, materiais, forma, etc. A variedade de produtos aliada a comodidade da nova estrutura ampliou o público consumidor. O presidente Misael Galvão explica qual o perfil dos novos clientes: “Eu falo para as pessoas que aqui é o único lugar de Cuiabá em que todas as classes sociais se encontram, a classe A, B e C, todos vêm consumir aqui e todos são tratados da mesma forma, a sociedade adotou o Shopping Popular”.
Alguns vendedores procuraram aprimorar o atendimento, como Marlon Cristopher, 20 anos, que trabalha em uma loja de jogos eletrônicos. “O público mudou um pouco e eles querem qualidade. Tem muita gente que deixa de ir em Shoppings famosos para vir comprar aqui com a gente, a gente fala na hora para o cliente se é paralelo ou não, procuramos sempre falar a verdade para não criarmos problemas”, afirma o vendedor.
Ebenezer Ferreira, 19 anos, também é vendedor na loja de games e trabalha no Shopping desde antes da reforma.“Agora está muito mais organizado na questão das lojas e tem mais segurança. O movimento melhorou muito, antigamente havia aquele receio porque era camelô, e como melhorou a estrutura, as pessoas não estão mais vendo aqui como um camelô, mas como um Shopping mesmo. tivemos que aprimorar muito o nosso atendimento porque a cada pessoa que vem comprar, é uma forma diferente de abordagem”, disse.
Um comerciante ‘chama’ clientes para outro
Produtos da linha de informática, tecnologia, ferramentas, vestimentas, utilidades, eletrônicos, perfumes, bijuteria, confecções, calçados, relógios, eletrônicos em geral, brinquedos, bordados, assistência técnica, artesanato, acessórios para celular… Ufa!
Seria mais fácil falar o que não se vende lá dentro, muitas pessoas se pegam olhando pela primeira vez algum produto ou objeto que não conhecia antes, tamanha a variedade de produtos. Hoje o Shopping Popular gera mais de três mil empregos diretos e indiretos.
De acordo com Misael, não há um carro chefe que puxe as vendas do local, mas é a variedade que acaba ajudando os lojistas, atraindo cada vez mais consumidores. “A pessoa vem buscar um perfume e dá vontade de pescar, ai lembra do presente do filho, ai lembra que a esposa precisa de um relógio, uma coisa vai levando a outra”, explica Misael.
Pensando neste sentido que o lojista Osiel Oliveira, 40 anos, decidiu complementar sua renda da construção civil abrindo uma loja onde vende produtos de uma franquia nacional voltada para o ramo da saúde e bem estar. “Dos espaços em Cuiabá aqui é o melhor lugar porque é onde você tem uma concentração de comércio, tem tudo num lugar só. O aluguel tem que pagar como nos Shoppings famosos, a diferença é que lá os valores são absurdos. Aqui é um espaço menor, mas é com a mesma comodidade e acho que com um público até maior”.
Da ponte pra lá
A Associação Centro Popular de Compras de Várzea Grande ou simplesmente, Camelô de VG, é praticamente como era o de Cuiabá antes da reforma. O espaço fica na região central da cidade e sofre com muitos problemas estruturais como falta de climatização e segurança.
No local há um total de 183 pontos, todos com um tamanho padrão, o aluguel varia de R$ 500,00 a R$ 2 mil, mais R$ 240,00 do condomínio.
O presidente do camelô de VG, Orlando Barbosa da Silva, diz que a demanda estrutural é muito grande e não há verba suficiente para tanto. “Aqui eu faço tudo, sou tesoureiro, presidente e às vezes até eletricista. Eu gostaria de ver isso aqui mais bonito. Recentemente trocamos o telhado com muito esforço, antes havia mais de 1500 goteiras.
Apesar da falta de estrutura, há quem considere o lugar muito bom, como a lojista Lucinéia Antônia, 42 anos. “Apesar da estrutura não ser uma das melhores, eu gosto daqui, eu gosto do meu local de trabalho, estou aqui há 11 anos e, querendo ou não, é daqui que tiro o sustento da minha casa esse tempo todo”.
Mesmo com as discrepâncias estruturais, o local abriga uma variedade incontável de produtos assim como Shopping Popular de Cuiabá.