O Santuário de Elefantes Brasil (SEB) lançou na terça-feira (1º) campanha para arrecadar dinheiro e trazer elefanta que está em São Paulo para o santuário em Chapada dos Guimarães (67 km ao norte da Capital). A meta é arrecadar R$ 50 mil para pagar as despesas de deslocamento, que deve durar 36 horas.
Bambi mora em um zoológico de Ribeirão Preto (SP) e divide o espaço com outro animal. Elas não se dão bem e o recinto precisou ser dividido por uma cerca. A elefanta tem 58 anos e um histórico de maus tratos, sendo explorada em circos e abrigada em locais impróprios.
Ela foi resgatada em 2009, ao ser encontrada amarrada pela pata e cercada por cerca elétrica em um circo. De lá ela foi encaminhada para um espaço na cidade de Leme e, depois, levada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a Ribeirão Preto.
“Por mais de 6 anos, Bambi alternava o espaço do recinto externo do zoológico com outra fêmea asiática, Mayson. Como elas não se davam bem, eles não podiam compartilhar o mesmo espaço. Isso significava que, cada uma delas, passava quase 20 horas por dia dentro de um recinto interno de concreto”, informou o SEB.
O Santuário abriga outras 4 elefantas: Lady, Rana, Maia e Mara. Havia uma quinta moradora, Guida, mas ela morreu meses após chegar ao local.
Quem quiser saber mais sobre o santuário pode consultar a página oficial e as pessoas que quiserem doar podem fazer suas ofertas pelo link da campanha.