O deputado Wilson Santos (PSDB) diz que a troca de dívida entre o Bank of America e o Banco Mundial deve elevar o débito em até 56 milhões de dólares. "Vou provar que o Estado pode perder de 50 a 56 milhões de dólares. Faltam 270 milhões para o Estado quitar a dívida com o Bank of America e o prolongamento até 2038 vai deixar a dívida mais cara".
Os deputados vão ter reunião nesta terça-feira (26) com o secretário de Fazenda Rogério Gallo no Colégio de Líderes para detalhar pontos do pedido de empréstimo de até 332 milhões de dólares ao Banco Mundial. A variação cambial e a fixação de dívidas para outros governos são os itens mais questionados.
O líder do governo, Dilmar Dal Bosco (DEM) diz que o pedido apresentado pelo governo tem avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional, que asseguraria dispositivo contra prejuízo ao Estado. " Se tivesse um dólar de prejuízo para o Estado, o pedido de empréstimo não seria avalizado pelo Tesouro Nacional".
Na última quarta-feira (20) o governador Mauro Mendes (DEM), anunciou o envio à Assembleia Legislativa de Mato Grosso de projeto de lei propondo empréstimo junto ao Banco Mundial. O objetivo é quitar a dívida com o Bank Of América contraída ainda no governo de Silval Barbosa, recuperar o equilíbrio fiscal e a capacidade de investimento do Estado.
Mauro Mendes calcula que a operação, em sendo aprovada pelo parlamentares, resultará numa economia de R$ 800 milhões em quatro anos para os cofres do Governo.
“O juro que era de 5% ao ano cai para 3,5% ao ano, provocando um alívio no fluxo de caixa com economia de quase R$ 800 milhões e ela será importante para o equilíbrio fiscal e principalmente para ajudar a quitar uma enorme cadeia de fornecedores que estão em atraso por inadimplência do Governo do Estado”, detalhou o governador.