Cidades

Sangramento Uterino Anormal afeta qualidade de vida das mulheres

Não é frescura. Muitas mulheres escutam durante seu período menstrual que o sangramento intenso é normal, mas não é. O Sangramento Uterino Anormal (SUA) é um problema médico que pode afetar a qualidade de vida da mulher, mas muitas acreditam ser algo comum, visto que mãe, irmã, tia, avó, passam pelo mesmo problema.

A menstruação acontece quando a menina chega a sua idade reprodutiva, por volta de nove e 15 anos. Mensalmente o corpo se prepara para a gravidez e quando não há a fecundação, as paredes internas do útero descamam e pode gerar desconforto em várias mulheres, que é considerado comum.

Há pelo menos quatro anos, Silvana dos Santos tem tido a sensação que o período menstrual tem piorado. Aos 42 anos, tem dias que ela precisa realizar a troca de absorventes dez vezes, quando outras podem usar até mesmo três ou quatro por dia. O período menstrual dela é imprevisível e pode durar sete dias ou mais.

Fonte: Febrasgo

Durante seu período menstrual ela se sente fraca, sente falta de ar, muitas cólicas, dores de cabeça, entre outros sintomas. Conforme a Febrasgo (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia), uma menstruação anormal é a perda excessiva de sangue, que interfere o bem estar físico, social e emocional da mulher.

É a preocupação com a roupa, para não manchar, é o uso de absorvente interno e externo ao mesmo tempo, é a necessidade de levantar no meio da noite para trocar de absorvente e a eliminação de grandes coágulos, entre outros fatores, durante o período menstrual.

Em Cuiabá, a ginecologista Angela Siquinelli, explicou que há casos de mulheres que levam anos para descobrir um problema de saúde mais sério, pois acreditava que era normal o ciclo menstrual, visto que outras mulheres da família passavam pelo mesmo problema.

“Sempre que houver algum problema, um médico deve ser procurado para as devidas orientações. Qualquer diferença que houver, tem que perguntar”, diz a especialista.

Há muitos tratamentos para o sangramento uterino anormal, tanto por medicação ou cirúrgico. O profissional de saúde deve avaliar cada caso, com as características individuais do período menstrual da mulher e decidir a melhor opção.

O tratamento busca reduzir o fluxo menstrual, a morbidade e melhorar a qualidade de vida da mulher. O Sangramento Uterino Anormal pode acontecer durante qualquer idade, desde a menarca, primeira menstruação, até a menopausa.

Fonte: Febrasgo

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.