Participam da reunião o grupo coordenador do movimento, representantes do poder público estadual e municipal, além de interessados no tema.
“Essa reunião tem como objetivo definir uma agenda de atividades para buscarmos recursos visando à implementação dos planos de saneamento que estão em curso na região”, explicou o superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Nédio Carlos Pinheiro.
ENTENDA O PACTO
O Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal é uma iniciativa que reúne representantes dos municípios situados na chamada caixa d’água do Pantanal onde estão as nascentes do rio Paraguai e seus afluentes (rios Sepotuba, Cabaçal e Jauru); instituições públicas; ONG’s; universidades, organizações da sociedade civil e usuários de água.
Seu objetivo é estabelecer políticas públicas positivas e integradoras, que garantam a harmonia social, econômica e ambiental da região. Na verdade, o “pacto” é um compromisso formal entre a sociedade civil e setor privado (reconhecidos como usuários) e poder público, visando promover o desenvolvimento sustentável da região por meio da formação de parcerias e gestão compartilhada de ações e atividades.
Na sua área de abrangência estão os 25 municípios da bacia do Rio Paraguai, de sua nascente até a foz do Rio Jauru: Alto Paraguai, Araputanga, Arenápolis, Barra do Bugres, Cáceres, Clevelândia, Denise, Diamantino, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Nortelândia, Porto Estrela, Rio Branco, Salto do Céu, Santo Afonso, Reserva do Cabaçal, Porto Espiridião, São José dos Quatro Marcos e Tangará da Serra.
Programação:
13h – Abertura com apresentação dos participantes
13h15 – Objetivos da reunião: Levantar a situação do saneamento, planos de saneamento e os custos e recursos necessários para implementação das ações de saneamento na região dos 25 municípios do pacto.
13h20 às 13h45 – Panorama Geral do Saneamento no Brasil e no estado do Mato Grosso – Edison Carlos – Trata Brasil
13h45 às 14h30 – Apresentação da situação do saneamento, planos e recursos – Consórcio Nascentes do Pantanal
Consórcio do Alto rio Paraguai
Tempo aberto para apresentação de municípios que trabalharam individualmente no tema do Saneamento
14h30 às 15h30 – Discussão de uma agenda de atividades com a finalidade de atingir as metas do Saneamento na região
15h30 às 16h – Balanço final e encaminhamentos.
Secom-MT