As diferenças entre os aparelhos são pequenas. A tela do S4 Active é de LCD e não de AMOLED, porém conta com a mesma resolução de 1920×1080 (densidade de 443 ppi). Graças ao Glove Mode, é possível operá-la mesmo vestindo luvas, além de utilizar o Air View, presente no S4 original.
Abaixo da tela há três botões físicos: o “home”, “voltar” e “opções”, que no Galaxy S4 são capacitivos. Além disso, dá para abrir a câmera e tirar uma foto utilizando apenas o botões laterais de volume.
Enquanto a câmera do S4 conta com 13 MP, a do S4 Active tem apenas 8 MP. Porém, com o Aqua Mode, o novo modelo tira fotos até embaixo d’água. O aparelho, inclusive, é inteiro vedado e promete resistir a até 30 minutos submerso. A carcaça é feita de metal e, por enquanto, está disponível apenas na cor cinza.
Por dentro, os dois telefones são muito parecidos: ambos têm processador quad-core Snapdragon 600, 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno (expansíveis com cartões microSD), bateria removível de 2.600 mAh, câmera frontal de 2 MP, sensor infravermelho, vidro Gorilla Glass 2, e suporte à conexão 4G.
Outros truques do Galaxy S4 original continuam presentes no Active, como S Translator, que tem suporte ao português do Brasil; o Group Play, para streaming de mídia entre aparelhos compatíveis com NFC; o Smart Pause, que interrompe o vídeo automaticamente quando você desvia o olhar do aparelho; e o Smart Scroll, que reconhece o movimento de sua cabeça e rola as páginas automaticamente.
Apesar de ser anunciado por R$ 2.300, pagando à vista é possível comprar o Galaxy S4 Active por até R$ 2.000 em algumas varejistas.
Olhar Digital