Plantão Policial

Sala da Mulher da Câmara de Cuiabá vai oferecer serviços e promover o empoderamento

Foi inaugurada nesta quinta-feira (5), a Sala da Mulher da Câmara Municipal de Cuiabá. O local vai oferecer prestação de serviços jurídicos, atendimento de necessidades e empoderamento das mulheres na Capital. Diversas autoridades compareceram à solenidade de abertura do espaço, que faz parte da programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 8 de março.

Segundo a presidente de honra da Sala da Mulher, Adélia Galvão, esposa do presidente da Câmara Municipal, vereador Misael Galvão (PTB), o recinto realizará diversos projetos voltados para o bem estar e à dignidade das mulheres. “A construção deste espaço representa um sonho, pois simboliza a garantia dos direitos da mulher cuiabana. Convidamos a todas para conhecer o local e participar das iniciativas que serão desempenhadas”.

Para a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Maria Erotides Kneip, a criação do local é um instrumento de ampliação dos lugares de poder das mulheres na sociedade cuiabana e mato-grossense.

“A Sala da Mulher não é apenas um espaço em si. Ela passa a ser uma espécie de fórum, pois vai reunir todos os segmentos que trabalham pela proteção dos direitos humanos das mulheres. Isso permitirá que os legisladores tenham uma ótica da visão feminina sobre determinadas questões”.

Maria Erotides também destacou a abertura de um centro de apoio às mulheres pode contribuir para o surgimento de novas lideranças políticas femininas. “Precisamos estimular a participação da mulher no cotidiano político, além de propiciar meios de sustentação das candidaturas”, comentou a magistrada.

A promotora de Justiça Sasenasy Soares, do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), analisou da mesma forma e frisou que o envolvimento das mulheres com a política quebraria o paradigma que de existem papéis pré-determinados para as pessoas do sexo feminino.

“Não é uma queda de braço [entre homem-mulher] ou apenas uma questão de cotas. Tem a ver com efetividade. É de fundamental importância que as mulheres façam parte dos núcleos de poder para fomentar ideias e criar políticas públicas com a percepção e a sensibilidade feminina”.

Homenagem

A Sala da Mulher recebeu o nome de Maria Nazareth Hahn, que foi vereadora por Cuiabá por cinco mandatos. O nome do espaço foi definido por meio de um projeto de resolução aprovado por unanimidade do Parlamento Municipal.

A homenagem partiu da Mesa Diretora da Casa de Leis como forma de reconhecimento aos trabalhos prestados pela parlamentar.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em