Mix diário

Salão de Xangai comprova evolução sem precedentes dos carros chineses

O avanço das marcas chinesas de carros dá o tom à 21ª edição o Salão de Xangai, que vai até a próxima sexta-feira, na China. Gigantes como BYD, GAC, Geely e GWM, desconhecidas de muitos ocidentais até recentemente, são as protagonistas. O cenário é bem diferente do visto há poucos anos, quando as fabricantes estrangeiras eram as que brilhavam no país.
A feira também foi palco para anúncios para o Brasil. Como a estreia da Leapmotor, da Stellantis, o início da produção da GWM, que trará uma nova marca, e os planos da GAC. Veja alguns destaques.

– FRONTIER HÍBRIDA. A próxima geração da picape média da Nissan terá versão híbrida plug-in. O motor 1.5 com turbo será ligado a um elétrico montado na transmissão. Com potência de 410 cv e 81,5 mkgf de torque, a Frontier terá autonomia elétrica de 135 km.

– PRÉVIA DO M3 ELÉTRICO. Com visual e soluções que antecipam como será o iM3, versão elétrica de um dos mais icônicos esportivos da BMW. Assim é o Vision Driving Experience (VDX). Os quatro motores geram cerca de 1.300 cv e impressionantes 1.835 mkgf.

– JAC HUNTER HÍBRIDA. A nova versão da picape média chega ao País em 2026. O conjunto une motor 2.0 turbo a gasolina a dois elétricos – um por eixo. No total, são 523 cv e 102 mkgf e, no modo 100% elétrico, a autonomia passa dos 100 km, segundo a fabricante.

– ZEEKR 9X. Modelo de topo da marca que acaba de chegar ao Brasil, o SUV grande tem exageros como tela de 43 polegadas na parte traseira. Há sistema de condução autônoma de nível 3 e, conforme a Zeekr, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3 segundos.

– AUDI E5. Um dos três lançamentos previstos para a China até 2027, o E5 Sportback é o primeiro carro da submarca da alemã no país. Haverá opções com potências de 295 cv a 776 cv, tração traseira e 4×4 e autonomia de até 760 km, conforme o padrão chinês.

– AION. Primeira marca da GAC a desembarcar no Brasil, ainda neste ano, a Aion foca elétricos. Além dela, virá a Hyptec, do segmento de luxo. Wei Hai Gang, responsável pelas operações internacionais, diz que também venderá carros com motores flex.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve