Política

Saímos da Prefeitura com a sensação de dever cumprido, afirma Mauro Mendes

Em entrevista nesta sexta-feira (30) ao Bom Dia Mato Grosso, da TV Centro América, o prefeito Mauro Mendes (PSD) afirmou deixar o cargo no dia 1º de janeiro com a sensação de dever cumprido. “Não foi possível fazer tudo, temos uma cidade de quase 300 anos e ela acumulou problemas. Mas, ao final, estamos entregando uma prefeitura muito melhor e uma cidade muito melhor nos aspectos que recebemos”.

Questionado se não estariam deixando de cumprir alguma promessa de campanha, Mauro Mendes chegou a afirmar que especificamente não tinha sensação de algo que não fez, mas observou que prometeu construir um novo pronto-socorro. “Não finalizamos essa obra, mas ela está em estágio bastante avançado com possibilidade de ser inaugurada em 2017”.

O prefeito observou que não concluiu o pronto-socorro, mas que inaugurou um hospital, inaugurou duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e está deixando mais duas upas para serem inauguradas no próximo ano.

Porém, apesar destes avanços, as reclamações dos usuários do SUS ainda são frequentes, principalmente em relação a demora no atendimento e falta de médicos nas unidades. Sobre isto, Mauro Mendes rebateu: “Em todo o país a saúde ainda precisa evoluir muito para ser digna. Por isso é comum falar mal da saúde pública. Porém, na iniciativa privada você vai tentar consultar pediatra e tem que espera de quinze dias a dois meses. Eu mesmo tentei marcar consulta particular para minha filha e só tinha agenda em quinze dias”.

Mendes afirmou que o problema é a falta de recursos. “Gastamos 30% de tudo o que arrecadamos na saúde, quando a obrigação seria 25%, Temos recursos atrasados para receber, inclusive do Governo de Mato Grosso”.

Parques

Três obras de lazer foram construídas nos quatro anos da gestão Mauro Mendes. O Parque Tia Nair, a Orla do Porto e o Parque das Águas, que será inaugurado na noite desta sexta-feira (30). Questionado se estas seriam as grandes marcas da sua gestão, o prefeito garantiu que seu objetivo não foi de criar marcas.

“A cidade de Cuiabá está muito melhor que antes, deixamos salários em dia, pagamos todos os fornecedores em dia, exceto na saúde, porque a despesa é muito maior que a nossa receita. E ainda construímos estas obras que agregam qualidade de vida e lazer”, frisou

Mendes salientou que está devolvendo o Rio Cuiabá para o convívio da população, que trouxe o conceito novo de parques noturnos e que está implantando na cidade um parque cinematográfico, que contará com equipamentos importados da China.

Números

Na área da educação, a gestão Mauro Mendes ampliou de 1 para 17 o números de Cemeis, garantindo 4.000 vagas para a educação infantil, da creche a pré-escola. Pelo projeto Novos Caminhos, realizou obras em 82 bairros e 380 km de vias recuperadas, além da construção de 30 pontes. Inaugurou 126 leitos para cirurgias de média e alta complexidade e está deixando o novo Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá om 30% das obras construídas.

Sandra Carvalho

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões