Cidades

Saiba quantas horas você deveria dormir, de acordo com a sua idade

Das 24 horas que temos por dia, pelo menos oito deveriam ser destinadas ao sono. É dormindo que o corpo faz uma “limpa” no organismo e acumula energia o suficiente para o dia seguinte. Hoje, Dia Mundial do Sono, especialistas reforçam a importância de um bom descanso.

— É o período em que o nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios (como o do crescimento, a insulina e outros), consolidação da memória, isso sem falar no relaxamento e descanso da musculatura — lista Renato Calil, pneumologista e especialista em medicina do sono do hospital Caxias D’Or.

Não dormir o mínimo necessário por noite traz inúmeros prejuízos para o corpo e a mente, como explica Andrea Bacelar, médica neurologista, presidente da Associação Brasileira do Sono:

— As pessoas estão dando pouca importância para o assunto e estão dormindo menos do que o necessário. É preciso respeitar o tempo de descanso do organismo. Caso contrário, isso gerará consequências imediatas, como irritabilidade, falta de concentração, alteração dos reflexos, e, em médio prazo, ganho de peso, hipertensão, diabetes e envelhecimento precoce.

Uma das maneiras de regularizar o sono e garantir o mínimo necessário para a manutenção da saúde, é deitar e se levantar sempre no mesmo horário, até mesmo nos fins de semana. Deixar o quarto escuro, silencioso e em temperatura amena (no máximo 25 graus) também ajuda. Levar eletrônicos para a cama deve ser evitado, pois a luz desestimula o sono.

As bebidas alcoólicas e aquelas que levam cafeína devem ser tomadas seis horas antes de ir deitar, assim como a última alimentação precisa ser ingerida com duas horas de antecedência.

Maioria da população dorme mal

Segundo a Associação Brasileira do Sono, 76% da população já teve alguma dificuldade para dormir. Os motivos são variados: de estresse a distúrbios, como insônia, apneia e sonambulismo.

— Os distúrbios do sono causam uma significativa redução do alerta. O Brasil é recordista mundial em acidentes de trânsito e as duas maiores causas são o álcool e o sono — afirma Renato.

De acordo com Andrea, muitos não procuram ajuda porque não sabem que possuem transtornos.

— É importante que as pessoas saibam que existem tratamentos especializados.

Horas necessárias de sono por faixa etária

Recém-nascido (0 – 3 meses): 14 a 17 horas por dia

Bebê (4 – 11 meses): 12 a 15 horas por dia

Primeira infância (1 – 2 anos): 11 a 14 horas por dia

Pré-escola (3 – 5 anos): 10 a 13 horas por dia

Idade escolar (6 – 13 anos): 9 a 11 horas por dia

Adolescentes (14 – 17 anos): 8 a 10 horas por dia

Jovem adulto (18 – 25 anos): 7 a 9 horas por dia

Adulto (26 – 64 anos): 7 a 9 horas por dia

Idoso (a partir de 65 anos): 7 a 8 horas por dia

Fonte: Fundação Nacional do Sono (National Sleep Foundation), dos Estados Unidos.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.