Nacional

Saiba mais sobre navio que sofreu acidente no ES

O navio-plataforma Cidade de São Mateus é uma unidade do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo). A embarcação é de propriedade da empresa norueguesa BW Offshore e presta serviços para a Petrobras na costa do Espírito Santo desde 2009.

Nesta quarta-feira (11), uma explosão a bordo do navio deixou 3 mortos e 10 feridos no litoral Norte do Espírito Santo. Outros 6 estão desaparecidos. As operações da plataforma foram interrompidas.

A unidade foi alugada pela Petrobras e opera no pós-sal dos campos de Camarupim e Camarupim Norte, no litoral do Espírito Santo, a cerca de 120 km da costa. Segudo a Petrobras, a produção de gás é escoada por duto para terra.

O navio-plataforma foi o primeiro para gás instalado no Brasil e tem capacidade para processar 10 milhões de metros cúbicos de gás e 35 mil barris de óleo por dia.

A plataforma tem foco maior na produção de gás. Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), a FPSO São Mateus produzia 2,250 milhões de metros cúbicos de gás/por dia e 350 metros cúbicos de óleo/por dia.

O volume produzido pela FPSO Cidade de São Mateus representa menos de 3% da produção total de gás da Petrobras em dezembro, que atingiu ao todo naquele mês 84,5 milhões de metros cúbicos/dia.

No caso da produção de petróleo, o volume produzido pela FPSO é ínfimo perto do total produzido pela Petrobras em dezembro, de mais de 2,212 milhões de barris/dia.

A BW Offshore informa em seu site que a FPSO Cidade de São Mateus tem capacidade de produção de 25 mil barris por dia. O contrato da empresa com a Petrobras tem duração até 2018.

A ANP informou que o navio recebeu declaração de conformidade da Marinha em 2015 e que a agência fez uma atualização de documentação marítima em setembro de 2014.

A concessão de Camarupim é operada pela Petrobras (100%) e a de Camarupim Norte é uma parceria entre a Petrobras (65%) e a empresa Ouro Preto Energia (35%).

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus