Nascida em Pelotas (RS) em 1932, Lygia levou quase 40 anos para conseguir viver apenas de seu talento literário. Durante esse tempo, atuou em peças de teatro, trabalhou em rádio e televisão e chegou a fundar uma escola para crianças pobres do interior, que dirigiu por cinco anos. Mas foi como escritora que Lygia alcançou um enorme prestígio. Em 1982, recebeu o prêmio Hans Christian Andersen e, em 2004, o prêmio ALMA (Astrid Lindgren Memorial Award), os dois mais importantes prêmios internacionais da literatura infanto-juvenil.
Sapato de Salto é uma obra que foi publicada em 2006 e ganhou o prêmio FNILIJ em 2007. Considerada altamente recomendável para o jovem, a obra retrata a trajetória de Sabrina, criada em orfanato, que é resgatada para trabalhar como babá em troca de casa e comida na casa de uma família burguesa. A menina, com apenas 10 anos, pensa ter encontrado uma família, até ser estuprada recorrentemente pelo patrão. O destino de Sabrina começa a ser traçado, principalmente, pela impossibilidade de lutar contra ele.
Com um enredo bastante realista, foi considerado, pela própria autora, um livro dedicado aos jovens e aos adultos. Seus temas são de grande densidade abordando a morte, escolhas sexuais, a vida familiar, o amor, a prostituição, o abuso sexual e o abandono, mas, ao mesmo tempo, tudo foi tratado com delicadeza e com um cuidadoso trabalho estético.
Na obra há um tratamento bem cuidado com a linguagem, aproximando a obra do leitor juvenil por meio da utilização de uma linguagem coloquial, lançando mão de gírias e marcas da oralidade. Acreditamos que ter acesso a uma literatura que dialogue com os chamados temas polêmicos pode possibilitar ao jovem leitor interrogar o mal que existe no mundo.