Opinião

SABOR DE LER LYGIA BOJUNGA

Nascida em Pelotas (RS) em 1932, Lygia levou quase 40 anos para conseguir viver apenas de seu talento literário. Durante esse tempo, atuou em peças de teatro, trabalhou em rádio e televisão e chegou a fundar uma escola para crianças pobres do interior, que dirigiu por cinco anos. Mas foi como escritora que Lygia alcançou um enorme prestígio. Em 1982, recebeu o prêmio Hans Christian Andersen e, em 2004, o prêmio ALMA (Astrid Lindgren Memorial Award), os dois mais importantes prêmios internacionais da literatura infanto-juvenil.

Sapato de Salto é uma obra que foi publicada em 2006 e ganhou o prêmio FNILIJ em 2007. Considerada altamente recomendável para o jovem, a obra retrata a trajetória de Sabrina, criada em orfanato, que é resgatada para trabalhar como babá em troca de casa e comida na casa de uma família burguesa. A menina, com apenas 10 anos, pensa ter encontrado uma família, até ser estuprada recorrentemente pelo patrão. O destino de Sabrina começa a ser traçado, principalmente, pela impossibilidade de lutar contra ele.

Com um enredo bastante realista, foi considerado, pela própria autora, um livro dedicado aos jovens e aos adultos. Seus temas são de grande densidade abordando a morte, escolhas sexuais, a vida familiar, o amor, a prostituição, o abuso sexual e o abandono, mas, ao mesmo tempo, tudo foi tratado com delicadeza e com um cuidadoso trabalho estético.

Na obra há um tratamento bem cuidado com a linguagem, aproximando a obra do leitor juvenil por meio da utilização de uma linguagem coloquial, lançando mão de gírias e marcas da oralidade.  Acreditamos que ter acesso a uma literatura que dialogue com os chamados temas polêmicos pode possibilitar ao jovem leitor interrogar o mal que existe no mundo.

Rosemar Coenga

About Author

Rosemar Coenga é doutor em Teoria da Literatura, apaixonado pela literatura de Monteiro Lobato e semanalmente escreve a coluna Ala Jovem no Circuito Mato Grosso.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do