A alfarroba (Ceratonia Siliqua L.) é uma vagem, semelhante ao feijão! É utilizada como substituto do cacau por ter cor e sabor semelhante, mas nutricionalmente é totalmente diferente do cacau.
O cacau é um poderoso antioxidante, mas contém estimulantes que podem aumentar a enxaqueca, reações alérgicas por causa da feniletilamina, cafeína e teobromina e acelerar o ritmo cardíaco. Fonte de gorduras saturadas que melhoram a saúde cardiovascular. Se preferir pode comer um chocolate rico em cacau. Caso não tenha nenhuma doença acima citada poderá comê-lo sem prejuízo nenhum a sua saúde.
Já o chocolate de alfarroba tem várias vantagens também, pois ela não contém cafeína, podendo, por isso, ser utilizada para pessoas com pressão alta eou problemas cardíacos. Tem poucas calorias, é riquíssima em fibras, proteínas e cálcio, fonte de vitaminas do complexo B que auxiliam na energia, melhora do metabolismo, emagrecimento e reduz consideravelmente o colesterol total.
Por ser rica em celulose e hemicelulose (fibras), pacientes com empachamento, gases ou gastrite devem evitar o consumo da alfarroba, pois isso piora o quadro. Mas, em contrapartida, ela auxilia na proteção do intestino por ofertar fibras que melhoram a flora intestinal e também melhora quadros de diarreia.
Por ser fonte de taninos, deve-se tomar cuidado com a ingestão excessiva da alfarroba, pois ela retira do seu corpo várias vitaminas e minerais.
O chocolate, tão rico em cacau como o de alfarroba, deve ser consumido cortado em pedaços pequenos, posicionando-o no céu da boca e prendendo com a língua. Deixe-o dissolver. Como nosso palato (céu da boca) é muito vascularizado , rapidamente o cérebro recebe os nutrientes e o ajudarão a ter mais energia e saciedade e você ficará feliz e satisfeito…Que legal tudo isso!