Na campanha, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
O secretário de Saúde de Cuiabá, Kamil Fares, faz um apelo para que os pais levem as crianças aos PSFs e centros de saúde mais próximos de suas casas. “O ideal é que não se esqueçam da caderneta, mas se não tiver o documento, levem as crianças para que sejam avaliadas pelos profissionais de saúde”, recomenda.
Caso o posto não tenha o registro da criança, os profissionais de saúde seguem o protocolo do Ministério da Saúde, com as recomendações sobre o processo de atualização das vacinas, de acordo com faixa-etária. A Campanha de Atualização da Vacinação Infantil pretende aumentar a cobertura vacinal das crianças desta faixa etária, diminuindo o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas.
Da Assessoria