Foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (31) a exoneração do secretário Max Russi (PSB), da pasta de Trabalho e Assistência Social (Setas), para volta ao cargo de deputado na Assembleia Legislativa. Ele integra a nova Mesa Diretora da Casa e toma posse como segundo vice-presidente nesta quarta-feira (1º).
Russi assumiu o comando da Setas no dia 1º de janeiro na reforma administrativa em execução pelo governador Pedro Taques (PSDB) para um perfil político. No entanto, ele reassume o cargo de secretário na quinta-feira (2).
Sua demissão é uma manobra para tomar posse como o segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa e foi acertada em reunião no Palácio Paiguás nesta segunda-feira (30). O regimento interno da Assembleia Legislativa exige que os membros de grupos de comando estejam em exercício de seus cargos para a validação de posse. No caso de Russi, tramitação intempestiva de afastamento da Assembleia, posse no Executivo e caminho de volta e depois o retorno ao Executivo, num intervalo de 33 dias, é para garantir um posto de destaque ao deputado em caso de uma nova saída do secretariado.
A posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, para o biênio 2017/2019, está programada para amanhã, às 9h, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. A chapa “União e Trabalho”, eleita em setembro de 2016, é presidida pelo deputado Eduardo Botelho (PSB), foi a única a registrar candidatura e obteve 21 dos 24 votos dos parlamentares.
O grupo é encabeçado pelos deputados Eduardo Botelho (PSB) como presidente, Gilmar Fabris (PSD), vice-presidente, e Max Russi (PSB), 2º vice-presidente. Guilherme Maluf (PSDB) vai ocupar a 1ª Secretaria; Ondanir Bortolini (PSD), a 2ª Secretaria; Baiano Filho (PSDB), a 3ª Secretaria, e Silvano Amaral (PMDB), a 4ª Secretaria.
O deputado Guilherme Maluf (PSDB) deixa o cargo de presidente para assumir a função de primeiro-secretário do Legislativo estadual. Maluf ficou à frente da presidência no biênio (2015/2017). Já o deputado Eduardo Botelho, em seu primeiro mandato, assume o cargo de presidente pela primeira vez.