Política

Russi usa manobra para garantir cargo de vice-presidente da Assembleia

Foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (31) a exoneração do secretário Max Russi (PSB), da pasta de Trabalho e Assistência Social (Setas), para volta ao cargo de deputado na Assembleia Legislativa. Ele integra a nova Mesa Diretora da Casa e toma posse como segundo vice-presidente nesta quarta-feira (1º).

Russi assumiu o comando da Setas no dia 1º de janeiro na reforma administrativa em execução pelo governador Pedro Taques (PSDB) para um perfil político. No entanto, ele reassume o cargo de secretário na quinta-feira (2).

Sua demissão é uma manobra para tomar posse como o segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa e foi acertada em reunião no Palácio Paiguás nesta segunda-feira (30). O regimento interno da Assembleia Legislativa exige que os membros de grupos de comando estejam em exercício de seus cargos para a validação de posse. No caso de Russi, tramitação intempestiva de afastamento da Assembleia, posse no Executivo e caminho de volta e depois o retorno ao Executivo, num intervalo de 33 dias, é para garantir um posto de destaque ao deputado em caso de uma nova saída do secretariado.

A posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, para o biênio 2017/2019, está programada para amanhã, às 9h, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. A chapa “União e Trabalho”, eleita em setembro de 2016, é presidida pelo deputado Eduardo Botelho (PSB), foi a única a registrar candidatura e obteve 21 dos 24 votos dos parlamentares.

O grupo é encabeçado pelos deputados Eduardo Botelho (PSB) como presidente, Gilmar Fabris (PSD), vice-presidente, e Max Russi (PSB), 2º vice-presidente. Guilherme Maluf (PSDB) vai ocupar a 1ª Secretaria; Ondanir Bortolini (PSD), a 2ª Secretaria; Baiano Filho (PSDB), a 3ª Secretaria, e Silvano Amaral (PMDB), a 4ª Secretaria.

O deputado Guilherme Maluf (PSDB) deixa o cargo de presidente para assumir a função de primeiro-secretário do Legislativo estadual. Maluf ficou à frente da presidência no biênio (2015/2017). Já o deputado Eduardo Botelho, em seu primeiro mandato, assume o cargo de presidente pela primeira vez.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões