Ele sucedeu a palavra do prefeito Érico Piana que advertiu quanto a necessidade de união entre os órgãos representantes das classes produtoras e as comunidades indígenas, ressaltando que o que se sabe é que o branco está ocupando um espaço e não havendo entrosamento com os índios o próprio governo [federal] passa a ser temerario já que defende os interesses das comunidades indigenas.
"Temos uma pesquisa do Data Folha, encomendada pela CNA (Confederação Nacional da Agricultura) aonde mostra claramente que apenas um por cento dos índios querem ampliação de áreas de terra" – disse Rui. Ele ressaltou que "o que os que os índios querem é uma vida digna no que refere à saúde, ao que refere ao transporte, à segurança".
"Pasmem, mas a Funai, que deveria cuidar do índio não tem conhecimento desta pesquisa – do ponto de vista prático. Burocratas da Funai estão fomentando esta contenda entre brasileiros índios e não índios" – denunciou o lider ruralista.
Ao falar para cerca de 800 pessoas – lideres produtores de várias partes do Estado que compareceram à solenidade no Sindicato Rural de Primavera do Leste, Rui fez apelo aos deputados Luizinho e Nininho (estaduais) e Wellington Fagundes (federal) para que participem nesta segunda (28) em Cuiabá da discussão da Emenda Constitucional PEC 215 que trata da ampliação das áreas de reservas indiginas, na qual defende a prerrogativa do Congresso Nacional, e não permaneça na mão da Funai, a discussão sobre a questão de áreas indígenas no País.
"A Funai faz um processo antidemocrático, unilateral, que aponta, estuda, julga e prejudica antes de tudo o Brasil, gerando contenda entre os brasileiros. Não podemos admitir essa desinuação, essa contenda entre nós brasileiros. Tem hora que querem nos segmentar, do pequeno, médio e grande produtor, criando minorias aqui ou ali, não é esse o brasil que queremos. E sim o que todos trabalhem e tenham seus direitos preservados e não uns em detrimentos de outros" – acentuou Rui Prado.
Ele conclamou a todos os produtores rurais e estarem emanados no sindicato. Cumprimentou a diretoria do novo presidente e teceu elogios ao antecessor Jair Guarniero que continua diretor da Famato. Anunciou na ocasião a inaugruação de uma Unidade Avançada de Capacitação do Senar, destacando que tal conquista deve-se a Jair Guarniero, mas que muitas outras excelentes ações serão feitas pela futura gestão de José Nardes.
Um dos grandes projetos dos produtores rurais é a capacitação da mão de obra. Falta gente e falta gente capacitada, e com essa unidade que será entregue após exposição, trará muitos benefícios à classe. Lembrou que a inauguração ocorrerá após a feira em função da antecipação da data de sua realização, de agosto para maio.
Prado parabenizou José Nardes, lembrando que o mesmo foi vice-presidente da Aprosoja regional na primeira gestão da entidade, quando não havia recursos e o mesmo se emepnhou e se dedicou a causa. Nardes está com vontade e isso é muito importante.
O presidente ainda disse que Primavera do Leste é um município muito importante para o país, local onde está a vanguarda da produção para a agropecuária brasileira. De onde saem as sugestões das políticas públicas que estão dando certo no país, como foi o caso da questão do Vazio Sanitário e a grande mobilização do QG da Virada que surgiu o Grito do Ipiranga na BR 163 fez a virada política do agronegócio deste país.
Plantão News