O Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) realizou na tarde desta segunda-feira (11) na sede do batalhão em Cuiabá, a formatura de 44 policiais militares que concluíram o 21º Curso de Capacitação Rotam (CCRT).
No total 126 policiais inscreveram no curso sendo submetidos a teste de aptidão física, onde destes, 72 foram aptos a matricular-se e iniciar a capacitação que durou aproximadamente dois meses.
Dos policiais que participaram do curso, dois são oriundos da Polícia Militar do estado de Goiás e conseguiram concluir a capacitação, cinco são do próprio batalhão Rotam e 37 são pertencentes aos Comandos Regionais do interior e devem reforçar a segurança tática em suas devidas unidades.
O coronel Jorge Luiz de Magalhães, comandandante do Comando Especializado (Cesp) da PMMT parabenizou os formandos e relatou da importância do curso. "Quero parabenizar a todos os formandos e parabenizar os policiais envolvidos na formação e conclusão deste curso que não é fácil. Mais do que a farda diferente, a conclusão dá ao policial formado a responsabilidade e dever ainda maior de proteger a sociedade e combater a criminalidade em sua cidade com tática, inteligência e ainda mais eficiência. Quero parabenizar o comandante geral (coronel Marcos Vieira da Cunha) pela confiança e realização dos cursos que capacitam e motivam ainda mais os policiais a servirem o estado, na nobre missão de segurança", disse.
A capacitação tem como objetivos capacitar e aperfeiçoar profissionais de segurança pública para atuarem na atividade de patrulhamento tático em situações criticas de segurança pública, onde se faz necessário o emprego de técnicas, táticas e meios diferenciados de força para a resolução nos casos em que houver grave perturbação da ordem.
O Curso possui malha curricular estabelecida pela Diretoria de Ensino Instrução e Pesquisa (Deip) de 350 horas aulas e os policiais ao finalizarem o curso saem com um elevado grau de conhecimento e comprometimento mostrando-se a pronto emprego nas mais diversas situações de ocorrências que envolvam as missões específicas das unidades de patrulhamento tático.
Força Tática
A Força Tática da PMMT começou sua atuação no mês de Março do ano de 2005 no 1º Batalhão localizado em Cuiabá, com intuito de melhorar e aprimorar o patrulhamento motorizado da unidade e de minimizar os assaltos a estabelecimentos comerciais e agências de créditos na área central da Capital do Estado.
Por meio de treinamentos e inserção de doutrina, policiais foram capacitados com a finalidade de comporem uma equipe de patrulhamento tático para intensificar o policiamento e atender ocorrências de maior complexidade na área Central de Cuiabá, dando suporte também as equipes de serviço das companhias do 1º Batalhão.
No intuito de padronizar os procedimentos e ações das unidades que realizam essa missão específica. Na data de 17 de março de 2014, através do BGE nº 972, foi publicado a Portaria Nº 004/DEIP/PMMT/2014, delegando ao Batalhão Rotam como a única Unidade da PMMT habilitada a planejar, executar e coordenar os cursos táticos da PM no estado.
Veja os vídeos: