A saída de Roseli indica que o governador pemedebista será candidato, provavelmente ao Senado Federal. Para isso, oChefe do Executivotem segundo a legislação eleitoral até 05 de abril, ou seis meses antes do pleito em 1º turno para decidir se desincompatibiliza do cargo e disputa as eleições.
Compras canceladas
A gestão de Roseli Barbosa na Setas foi marcada por uma série de suspeições em contratos de serviços e produtos. O último caso envolveu o cancelamento por parta da Secretaria de Estado de Administração (SAD) do pregão presencial de compra 024/2013/SAD, que previa a aquisição de 100 mil colchões para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Compra milionária de colchões denunciada pelo Circuito é cancelada
O “investimento” seria para o projeto Colchões do Bem da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) orçado R$ 6,5 milhões. Além dos colchões, a Setas licitou e depois paralisou em outubro a compra de 120 mil kits de enxovais ao custo R$ 10 milhões para o projeto Enxoval dos Sonhos. As duas aquisições milionárias foram denunciados com exclusividade pelo Circuito Mato Grosso.
Abaixo a mensagem de despedida da primeira dama Roseli Barbosa:
Nos últimos quatro anos mais de 100 mil mato-grossenses deixaram de viver abaixo da linha da extrema pobreza e cerca de 30 mil cidadãos tiveram acesso a cursos de qualificação profissional para buscar novas oportunidades no mercado de trabalho, por meio dos programas desenvolvidos pelo Governo do Estado. Os dados de desenvolvimento social em Mato Grosso mostram que estamos no caminho certo.
Em 2010, assumi a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) com muitos desafios e também muita obstinação para fazer mais pelas famílias mato-grossenses. Foram anos de trabalho e dedicação, focados, principalmente, naquelas que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, com atenção especial às nossas crianças e idosos.
Com o auxílio de uma equipe preparada e de muitos parceiros conseguimos inserir milhares de famílias nos programas socioassistenciais, que vão desde transferência de renda; passando pela qualificação; acesso facilitado ao crédito a juro zero; entre outras iniciativas voltadas à geração de emprego e renda e combate à extrema pobreza.
Hoje, com a certeza de que a Setas-MT possui a estrutura necessária e profissionais preparados para dar andamento à construção de políticas públicas em prol da prosperidade dos cidadãos de nosso Estado, anuncio minha saída do cargo de secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social para me dedicar à atividades particulares e à função de primeira-dama, ainda mais próxima do governador Silval Barbosa.
Sigo em frente com total confiança de que os programas desenvolvidos pela Setas-MT, importante Pasta do Poder Executivo estadual que conta com quatro Secretarias Adjuntas (Assistência Social; Trabalho e Emprego, Cidadadania e Assuntos Comunitários) seguirão de forma eficaz na gestão do secretário Jean Estevan Campos Oliveira e sua dedicada equipe.
A experiência de acompanhar de perto a realidade dos lares mato-grossenses é um aprendizado que sempre carregarei comigo. Neste período, também tive a oportunidade de ocupar funções de articulação no cenário nacional, como vice-presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Assistência Social (Região Centro-Oeste) e como titular da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) – onde União, Estados e Municípios deliberam e pactuam sobre políticas públicas e a destinação de recursos para o fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (Suas).
Nessa nova perspectiva, ao lado do meu companheiro e governador, Silval Barbosa, continuarei na defesa do desenvolvimento social de Mato Grosso. Agradeço a todos os cidadãos; segmentos sociais; apoiadores; amigos de jornada, que acreditaram no trabalho da Setas-MT e que estiveram ao meu lado durante esses quatro anos de trabalho. O trabalho continua, assim como meu comprometimento com o desenvolvimento social do Estado de Mato Grosso.