Neste domingo, ele conquistou com tranquilidade o Grande Prêmio da Espanha da categoria, após cinco etapas disputadas, em nova dobradinha da equipe Mercedes. Veja como foi a corrida em detalhes .
Rosberg duelou pelo Mundial 2014 com Lewis Hamilton até a última prova do calendário, mas acabou superado pelo inglês. O alemão teve início de temporada inconstante neste ano, enquanto o companheiro de equipe era praticamente hegemônico.
Mas o cenário mudou neste fim de semana em Barcelona. Rosberg quebrou a sequência de Hamilton nos treinos classificatórios e largou na pole position. Na corrida, disparou na ponta já nas primeiras voltas e conquistou uma vitória tranquila. Ele não vencia desde o GP do Brasil da temporada passada.
A dobradinha da Mercedes veio com Hamilton na segunda colocação. O piloto britânico adotou estratégia diferente do companheiro de equipe e conseguiu vencer a batalha com o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, que completou o pódio com o terceiro posto.
A quarta colocação foi do finlandês Valtteri Bottas, seguido pelo compatriota Kimi Raikkonen. O brasileiro Felipe Massa encerrou no sexto lugar, três à frente da posição que largou, após uma prova segura. O piloto da Williams conseguiu ultrapassagens ainda nas primeiras voltas e não foi mais ameaçado. Daniel Ricciardo, Romain Grosjean, Carlos Sainz Jr e Daniil Kvyat completaram a zona de pontuação.
Outro brasileiro da Fórmula 1, Felipe Nasr levou a inconstante Sauber à 12ª colocação. O companheiro de equipe dele, o sueco Marcus Ericsson, foi o 14º. Entre eles ficou o mexicano Sergio Pérez, da Force India.
Desta forma, o Mundial de Fórmula 1 segue com liderança de Lewis Hamilton, agora com 111 pontos, com 20 de vantagem para Rosberg. Sebastian Vettel é o terceiro, com 80 pontos. Felipe Massa soma 39. A próxima prova do calendário é o tradicional GP de Mônaco, em 24 de maio.
Nico Rosberg começou a vencer a prova em Barcelona na largada. Ele aproveitou bem a primeira chance na temporada de iniciar na pole e manteve a liderança sem sustos, até porque Vettel conseguiu ultrapassar Hamilton e tomar a segunda colocação do britânico.
Mais atrás no grid, Massa tentou compensar o erro que cometeu no treino classificatório. Ele saiu em nono e chegou a brigar pela sexta colocação nas primeiras curvas, mas acabou ficando sem espaço na pista e caiu para oitavo. Três voltas depois, no entanto, aproveitou a potência do motor da Williams, deixando Carlos Sainz Jr. e Max Verstappen para trás, e assumiu a sexta colocação.
Hamilton foi o primeiro a parar nos boxes, na 14ª volta, tentando ganhar a posição de Vettel, mas a equipe Mercedes cometeu um erro durante a troca de pneus. O alemão da Ferrari parou no giro seguinte e retornou à pista com vantagem confortável sobre o rival, que gastou cerca de 3s a mais no pit-stop.
Hamilton tentou compensar na pista a falha da Mercedes, mas não conseguiu se aproximar suficientemente de Vettel até a metade da prova, quando foi aos boxes pela segunda vez para colocar pneus duros no carro. Massa imitou o movimento do britânico, também adotando uma estratégia de três paradas.
O bom ritmo com os compostos duros fez com que Hamilton assumisse a liderança da prova quando Rosberg e Vettel foram aos boxes. A tática do britânico funcionou. Quando ele retornou à pista da terceira parada para troca de pneus, já estava à frente do alemão da Ferrari.
Faltava o da Mercedes. Hamilton ainda tentou tirar a diferença para o líder na esperança de brigar por mais uma vitória, mas Rosberg controlou o ritmo para não ser ameaçado e vencer pela primeira vez no ano.
Fonte: Terra