Esportes

Rosberg supéra Hamilton e vence pela primeira vez no ano

Neste domingo, ele conquistou com tranquilidade o Grande Prêmio da Espanha da categoria, após cinco etapas disputadas, em nova dobradinha da equipe Mercedes. Veja como foi a corrida em detalhes .

Rosberg duelou pelo Mundial 2014 com Lewis Hamilton até a última prova do calendário, mas acabou superado pelo inglês. O alemão teve início de temporada inconstante neste ano, enquanto o companheiro de equipe era praticamente hegemônico.

Mas o cenário mudou neste fim de semana em Barcelona. Rosberg quebrou a sequência de Hamilton nos treinos classificatórios e largou na pole position. Na corrida, disparou na ponta já nas primeiras voltas e conquistou uma vitória tranquila. Ele não vencia desde o GP do Brasil da temporada passada.

A dobradinha da Mercedes veio com Hamilton na segunda colocação. O piloto britânico adotou estratégia diferente do companheiro de equipe e conseguiu vencer a batalha com o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, que completou o pódio com o terceiro posto.

A quarta colocação foi do finlandês Valtteri Bottas, seguido pelo compatriota Kimi Raikkonen. O brasileiro Felipe Massa encerrou no sexto lugar, três à frente da posição que largou, após uma prova segura. O piloto da Williams conseguiu ultrapassagens ainda nas primeiras voltas e não foi mais ameaçado. Daniel Ricciardo, Romain Grosjean, Carlos Sainz Jr e Daniil Kvyat completaram a zona de pontuação.

Outro brasileiro da Fórmula 1, Felipe Nasr levou a inconstante Sauber à 12ª colocação. O companheiro de equipe dele, o sueco Marcus Ericsson, foi o 14º. Entre eles ficou o mexicano Sergio Pérez, da Force India.

Desta forma, o Mundial de Fórmula 1 segue com liderança de Lewis Hamilton, agora com 111 pontos, com 20 de vantagem para Rosberg. Sebastian Vettel é o terceiro, com 80 pontos. Felipe Massa soma 39. A próxima prova do calendário é o tradicional GP de Mônaco, em 24 de maio.

Nico Rosberg começou a vencer a prova em Barcelona na largada. Ele aproveitou bem a primeira chance na temporada de iniciar na pole e manteve a liderança sem sustos, até porque Vettel conseguiu ultrapassar Hamilton e tomar a segunda colocação do britânico.

Mais atrás no grid, Massa tentou compensar o erro que cometeu no treino classificatório. Ele saiu em nono e chegou a brigar pela sexta colocação nas primeiras curvas, mas acabou ficando sem espaço na pista e caiu para oitavo. Três voltas depois, no entanto, aproveitou a potência do motor da Williams, deixando Carlos Sainz Jr. e Max Verstappen para trás, e assumiu a sexta colocação.

Hamilton foi o primeiro a parar nos boxes, na 14ª volta, tentando ganhar a posição de Vettel, mas a equipe Mercedes cometeu um erro durante a troca de pneus. O alemão da Ferrari parou no giro seguinte e retornou à pista com vantagem confortável sobre o rival, que gastou cerca de 3s a mais no pit-stop.

Hamilton tentou compensar na pista a falha da Mercedes, mas não conseguiu se aproximar suficientemente de Vettel até a metade da prova, quando foi aos boxes pela segunda vez para colocar pneus duros no carro. Massa imitou o movimento do britânico, também adotando uma estratégia de três paradas.

O bom ritmo com os compostos duros fez com que Hamilton assumisse a liderança da prova quando Rosberg e Vettel foram aos boxes. A tática do britânico funcionou. Quando ele retornou à pista da terceira parada para troca de pneus, já estava à frente do alemão da Ferrari.

Faltava o da Mercedes. Hamilton ainda tentou tirar a diferença para o líder na esperança de brigar por mais uma vitória, mas Rosberg controlou o ritmo para não ser ameaçado e vencer pela primeira vez no ano.

Fonte: Terra

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos