Política

Rosamaria é de extrema confiança da minha família, diz Mauro Mendes sobre indicação

O governador eleito Mauro Mendes (DEM) defendeu a indicação de Rosamaria Ferreira de Carvalho para a Setasdh (Secretaria Estadual de Cidadania, Assistência Social e Direitos Humanos) feita pela futura primeira-dama Virgínia Mendes. Em nota divulgada nesta quarta-feira (19), Mendes afirma que a pedagoga é de “extrema confiança” de sua família e tentou a desvincular das investigações ocorridas na pasta da mesma área durante os governos de Blairo Maggi (PP), de 2002 a 2010, e Silval Barbosa (sem partido) entre 2010 e 2014.

"A servidora Rosamaria é de extrema confiança minha e de minha esposa Virgínia. Uma pessoa íntegra, séria, sensível às questões sociais, competente e que possui todos os atributos para ocupar esse cargo. Rosamaria pediu exoneração assim que desconfiou das irregularidades que ocorriam na Setas na gestão passada. Tanto que o próprio Ministério Público, após a operação Arqueiro, admitiu que não existia qualquer indício de ilicitude em sua conduta. O mesmo foi dito pela Corregedoria do Governo, no procedimento que foi aberto para investigar a situação”, diz.

A indicação da pedagoga saiu na lista de outros seis nomes para secretaria anunciada nesta terça-feira (18) por Mauro Mendes. Rosamaria Ferreira ocupou cargo de servidora comissionada entre 2003 e 2013. Foi alvo da Operação Arqueiro deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) em 2014. Os investigadores apuraram indícios de fraude de R$ 8 milhões de desvio de programas sociais; um esquema supostamente comandado pela então primeira-dama Roseli Barbosa.

Rosamaria entrou na lista de investigados por ocupar um cargo de confiança do governo. Mas, ao fim da apuração, o Gaeco e a CGE disseram não ter identificado a participação da então comissionada no esquema.

“A ex-primeira-dama Roseli Barbosa, que confessou e delatou seus comparsas, igualmente nunca citou o nome de Rosamaria. Não há nada que desmereça a história ilibada e de trabalho sério desta servidora, que está empenhada em continuar a batalhar pela área social do Estado", pontua Mendes em sua nota.

O cargo da Setasdh seria ocupado por Virgínia Mendes, um dos primeiros nomes indicados para o novo secretariado de Mauro Mendes. Também nota, divulgada ontem, a futura primeira-dama afirma que sua participação na empresa da família a impede de despachar demandas da secretaria.

"Após refletir bastante decidi não assumir cargo no Governo do Estado. No momento, minhas atribuições na empresa não permitem com que eu me dedique de forma integral à função pública. Além disto, Maria Luiza, a caçula, ainda é muito pequena e, como mãe, preciso priorizar as necessidades dela”.

Até o momento, Mauro Mendes confirmou a indicação para 11 das 15 futuras secretarias que serão instaladas a partir de 1º de janeiro.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões