O não recebimento dos lotes de vacinas contra a Covid-19 fez com que a Prefeitura Municipal de Rondonópolis (216 Km de Cuiabá) suspendesse a vacinação de idosos em 1ª dose com idades entre 60 e 59 anos, que estava programada para acontecer neste fim de semana.
O motivo da interrupção foi a falta do reforço de vacinas que deveriam chegar ao município e não chegaram. Conforme o responsável pelo departamento de Saúde Coletiva, Paulo Padin, as vacinas acabaram, tanto da 1 ª dose que seriam usadas nas pessoas com 60 e 59 anos, quanto da 2ª dose para as outras faixas etárias.
Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, a previsão é de que a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) envie os lotes até esta segunda-feira (26) para que o processo de imunização possa ser retomado já na terça (27).
Em relação a preocupação das pessoas quanto ao prazo estipulado de 15 a 28 dias entre a 1ª dose e a 2ª dose, existe uma janela de segurança de alguns dias há mais, e que não compromete a qualidade da imunização.
Paulo Padin, tranquiliza a população garantindo que todos os idosos que já tomaram a 1ª dose serão imunizados com a 2ª dose.
“Os idosos de 68 anos acima que já tomaram a 1ª dose e não tomaram a 2ª dose, poderão ser vacinados nos postos de saúde regulares. Todos devem ficar tranquilos, porque haverá vacina para todo mundo. Ninguém vai ficar sem se vacinar”, garantiu.
Lembrando que o processo de vacinação/imunização deverá seguir na próxima semana no modelo ‘Drive Thru’ no Estádio Lutero Lopes, na Escola Estadual Pindorama, e no Centro Cultural José Sobrinho (no Monte Líbano), entre outros.
A SMS salienta que segue com a campanha de vacinação contra a Covid-19 de acordo com as doses que recebe do Ministério da Saúde, via SES-MT.