Seu principal objetivo é promover o uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento. Para alcançar estes objetivos, diversas comunidades locais de Software Livre (em casa país/cidade/localidade), organizam simultaneamente eventos em que se instala, de maneira gratuita e totalmente legal, Software Livre nos computadores dos participantes. Além disso, paralelamente acontecem palestras, apresentações e workshops, sobre temas locais, nacionais e latino-americanos sobre Software Livre, em toda a sua expressão: artística, acadêmica, empresarial e social.
Segundo o organizador do evento em Rondonópolis, Roger Resmini, o Flisol será realizado este ano em 20 países, dentre eles Brasil, México, Argentina, Espanha. “Essa é a oportunidade das pessoas que usam computadores de conhecerem todas as opções de ‘Códigos Livres’ e até mesmo os que ‘rodam’ no sistema Windows”, explicou Resmini.
Os installfests recebem pessoas de diversos níveis de conhecimento, desde iniciantes a usuários avançados. O evento é marcado pela informalidade e descontração. Independente do nível de conhecimento do usuário, os interessados em participar trazem seus computadores e os demais usuários ali presentes os auxiliam a iniciar e a resolver problemas.
Nesta edição haverá palestras práticas (oficinas) a cada hora, instruindo usuários ao mundo livre. Dentre estas oficinas já estão confirmadas: Linguagem Python, Blender, Gimp, Inkscape, Arduino.
Haverá também uma oficina especial cujo foco será a instalação do Ubuntu, sistema operacional livre mais utilizado atualmente. O termo Installfest é uma junção de instalação e festival. Captura a atmosfera festiva de pessoas auxiliando umas às outras através de instalações que algumas vezes podem ser difíceis. O evento esta sendo idealizado pelos cursos de Sistemas de Informação e Licenciatura em Informática da UFMT em parceria com as instituições de ensino Unic, Anhanguera e Senai MT.
Fonte: Primeira Hora