O deputado estadual Romoaldo Júnior (MDB) minimizou o racha interno que existe no partido desde o rompimento entre o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e a deputada Janaina Riva. E afirmou que a história já está superada dentro do grupo.
A briga entre os emedebistas ocorreu durante as eleições municipais, culminando com o apoio do grupo de Janaina ao candidato Roberto França (Patriota), em detrimento de Emanuel.
A situação se agravou em dezembro, após o presidente estadual da legenda, deputado federal Carlos Bezerra, anunciar Janaina como presidente do Diretório do MDB em Cuiabá, em substituição ao advogado Francisco Faiad, do grupo de Emanuel.
Posteriormente, Bezerra voltou atrás e afirmou que a executiva municipal segue sem comando.
“Houve esse estremecimento, ela foi apoiar Roberto França e lógico que ele ficou chateado. Ele é do partido, precisava do apoio em uma eleição difícil como essa que foi em Cuiabá", disse.
"Mas já melhorou, já passou a tormenta e o clima está bom. O que a gente precisa agora é fumar o cachimbo da paz e trabalhar”, completou Romoaldo, que é suplente e assumiu a cadeira no lugar do deputado Doutor João (MDB), licenciado por quatro meses.
À imprensa, nesta quarta-feira (6), Romoaldo afirmou que defende que não haja mudanças e Faiad siga na direção da legenda na Capital.
“Eu defendo o nome do Faiad. Foi um grande presidente, levou o partido para a reeleição, uniu. E esse desentendimento que houve no MDB acontece em todos os partidos”, disse.
“Acho que têm que sentar o [vereador] Juca [do Guaraná], o prefeito, o presidente estadual e os deputados. Janaina é uma grande líder e pode sim presidir. Mas acho que tem que ser um cargo de pessoas do MDB municipal”, opinou.
De acordo com o deputado, o grupo deve se reunir ainda hoje para discutir o futuro do partido na Capital, mas não há dúvida de que tanto Emanuel quanto Janaina seguem firmes nos quadros da legenda.
“A bandeira branca está levantada, Emanuel quer continuar no partido e ajudar o MDB a crescer. Ele é a figura principal, prefeito da Capital, não podemos perder um quadro desses. É o prefeito que teve mais votos, mais de 100 mil votos. E precisamos da Janaina que é uma revelação, uma liderança que o partido não abre mão”, afirmou.