O governador Pedro Taques (PSDB) escolheu o procurador-geral do Estado, Rogério Gallo, como o novo secretário de Fazenda. O anúncio foi feito da tarde esta terça-feira (26). Gallo substitui Gustavo Oliveira, que pediu exoneração do cargo na semana passada, após três anos no comando da pasta.
Gallo, que é procurador de carreira no Estado, foi procurador geral de Cuiabá durante a gestão Mauro Mendes (sem partido) e assumiu o comando da PGE em dezembro do ano passado a convite de Taques.
O procurador esteve a frente, junto como secretário Wilson Santos, das negociações para a retomada das obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e lançou programas para quitação de dívidas de contribuintes e ingressou milhares de ações na Justiça em cobrança de um montante de R$ 2 bilhões.
Como secretário de Fazenda, os desafios serão reprogramar o pagamento da folha salarial dos servidores dentro do mês corrente e atualizar a quitação de duodécimos a Poderes e órgãos autônomos em atraso nos últimos anos e que totalizam R$ 700 milhões. Os salários dos servidores começaram a ser pagos há um ano até o dia 10 do mês seguinte e desde outubro tem sofrido escalonamentos. Já a transferência de duodécimo tem dívida que remontam o segundo semestre de 2016.