O Estado de Mato Grosso aumentou o índice de estradas federais e estaduais classificadas como ‘ótimas’, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). O índice passou de 0,7% em 2013 para 13,1% em 2016. O levantamento da CNT avalia o estado geral da malha rodoviária pavimentada e percorreu 4.731 km no Estado e 103.259 km em todo Brasil.
Na esfera estadual, Mato Grosso não tinha nenhuma estrada considerada ótima em 2013 e nem em 2014. A partir de 2015, passou a ter 2,5% de estradas com selo de ótimas e alcançou 10% neste ano.
O caso que mais chama a atenção é o da MT-130, que liga Primavera do Leste e Paranatinga, rodovia importante no escoamento da produção do agronegócio, mas que estava sem receber a devida manutenção. A rodovia era tida como regular, mas depois da Secretaria de Estado de Infraestrutura recuperar 112 km, agora recebe o selo de ótima da CNT. A rodovia ainda está com trechos sendo recuperados.
Em menos de um ano e 10 meses, o Governo do Estado executou 1.200 quilômetros de estradas estaduais, entre obras de construção e reconstrução. Enquanto na gestão passada, entre 2011 e 2014, foram executados 886 km.
Outras estradas que não aparecem na pesquisa também passam por melhorias, segundo a Sinfra, que reconstruiu e pavimentou 98 km da rodovia MT-220, na região de Sinop (481 km de Cuiabá). A pista é tida como importante trecho de escoamento da safra e sofria com a falta de manutenção do asfalto. Em Nobres (190 km da Capital), também foram construídos 57 km de asfalto ligando até o distrito turístico de Bom Jardim.
Ainda segundo a Sinfra, todas as estradas estaduais que constam na pesquisa fazem parte do planejamento estratégico da pasta para receber melhorias nos próximos anos, conforme a viabilidade de recursos financeiros neste momento de crise. De acordo com o planejamento estratégico da secretaria, cinco rodovias estão com obras de restauração e pavimentação em andamento, sendo as MT´s 130, 208, 240, 343 e 358.
Outras sete rodovias estão dentro do cronograma de obras para os próximos anos, entre elas a MT-246, que deverá receber investimentos de recursos federais. As rodovias MT-255, MT-407 e MT-483 passam por levantamento de estudos para analisar qual ação de engenharia será necessária executar, assim como a definição do trecho que apresenta mais urgência.
Com Assessoria