O rodízio de veículos voltou a vigorar na capital paulista nesta segunda-feira (16). Ele estava suspenso desde o dia 23 de dezembro devido à redução do trânsito durante o período de festas e férias coletivas.
A restrição de circulação ocorre em dias úteis entre 7 horas e 10 horas e das 17 horas às 20 horas. Não há rodízio aos sábados, domingos e feriados. Nesta segunda, o rodízio vale para os veículos cujas placas têm final 1 e 2.
A suspensão temporária do rodízio não valeu para caminhões, que seguem respeitando a Zona Máxima de Restrição à Circulação de Caminhões e a Zona Máxima de Restrição ao Fretamento.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os motoristas que transitarem em locais e horários não permitidos pela regulamentação cometem uma infração de nível médio e, se forem flagrados, ganham quatro pontos na carteira e pagam multa no valor de R$ 130,16.
Implementado em 1997, o rodízio é válido no "centro expandido" da cidade, região compreendida entre as marginais Pinheiros e Tietê, e as avenidas Salim Farah Maulf e dos Bandeirantes.
Fonte: G1