Jovem Senador é um projeto que, com o apoio do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Secretários de Educação e das Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal, proporciona aos estudantes de escolas públicas estaduais e do Distrito Federal conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. Anualmente é proposto um tema de redação para que os inscritos possam concorrer a uma vaga no Senado, na condição de Jovem Senador.
Instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação entre os alunos e enviar o melhor texto à Secretaria de Educação que seleciona três redações para representar o Estado na etapa nacional. Uma comissão julgadora é formada no Senado Federal, com a finalidade de selecionar as melhores redações de cada uma das unidades da Federação, que também decidirá o primeiro, o segundo e o terceiro colocados. Ao todo, são vinte e sete vagas dadas aos vencedores que, após a posse, legislarão durante três dias. O término dos trabalhos dá-se com a aprovação dos projetos que serão, então, publicados no Diário do Senado Federal.
Entre os vencedores da última versão do projeto está o indígena Roberto Macurap Júnior, estudante de ensino médio da Escola Simon Bolívar, localizada no município de Guajará-Mirim, Rondônia. Aos 16 anos, o primeiro indígena a participar e vencer o projeto declarou à Rádio Senado: “Sinto-me muito feliz por ser o primeiro representante indígena do Brasil, porque eu não esperava isso, e me sinto muito mais feliz porque tive o apoio de várias pessoas, depois que saiu o resultado. O tempo em que estiver em Brasília, me esforçarei para trazer o máximo de melhoramentos para minha aldeia”.
Roberto Macurap venceu o concurso com a redação que teve como tema “O despertar democrático”. Que 2016 desperte verdadeiramente para os ideais democráticos e que todos possam ser tratados de forma igualitária em um país multicultural. Como um hino de Natal, todos a cantar: “Eu acredito é na rapaziada/ Que segue em frente e segura o rojão/ Eu ponho fé é na fé da moçada/ Que não foge da fera e enfrenta o leão/ Eu vou à luta com essa juventude/ Que não corre da raia a troco de nada/ Eu vou no bloco dessa mocidade… Feliz 2016!