Política

Riva, Silval, Nadaf, Cursi e Éder passam natal juntos no Centro de Custódia

O ex-governador Silvl Barbosa (PMDB) e o ex-deputado José Geraldo Riva (Sem Partido) terão que comemorar o Natal e a passagem do Ano Novo juntos aos ex-secretários Pedro Nadaf, da Casa Civil, Marcel Souza de Cursi, da Fazenda e do ex-secretário de Fazenda Eder Moraes, detidos também no Centro de Custódia. Isso porque com o recesso no Judiciário os Habeas Corpus só devem voltar a ser julgados no mês de fevereiro.

Ao todo os políticos de Mato Grosso somam 1 derrotas no judiciário com seus pedidos de solturas negados pelos juízes responsáveis em cada instância.

Operação Sodoma

Silval já está encarcerado há quase três meses. O ex-gestor e os ex-secretários Nadaf e Cursi são acusados de montar um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro. A organização criminosa envolvia à concessão de incentivos fiscais, por meio do Prodeic (Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso).

Eles tiveram a prisão pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), por meio da Operação Sodoma, deflagrada no dia 15 de setembro. Na ocasião, onze mandados de busca e apreensão foram cumpridos. 

A assessoria de imprensa do Supremo Tribunal Federal (STF), disse por telefone ao Circuito Mato Grosso, que é improvável que o pedido de soltura – impetrado pela defesa de Silval Barbosa – seja julgado ainda este ano. Segundo informaram o processo ainda está em análise, após o relator ver o processo ele dirá em qual dia a pauta julgará o HC, após publicar no Diário de Justiça Eletrônico. 

Operação Célula Mãe

José Riva está preso no CCC há dois meses, após ter sido algo de investigações do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) que deflagrou a Operação Célula Mãe.

Ele é acusado de desviar R$ 1,7 milhão dos cofres da Assembleia, por meio da verba de suprimentos – que teria bancado jantares, festas regradas com bebidas alcóolicas e até massagistas.

Segundo a assessoria de imprensa do STF, os trabalhos serão retomados no dia 1º de fevereiro e a primeira sessão acontecerá a partir do dia 2. Contudo como alertaram, isso não significa que o HC de Riva estará na pauta de julgamentos desta sessão. 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões