Foto Ahmad Jarrah
O Ministério Público Estadual (MPE) encaminhou denúncia à Promotoria de Justiça de Juara para investigar o ex-deputado José Riva (sem partido) por supostas irregularidades na doação de 50 mil litros de combustível à Associação dos Moradores e Pequenos Produtores Rurais de Paranorte (AMPRUP), no Distrito de Paranorte. O combustível teria sido usado para fins particulares.
O promotor Osvaldo Moleiro Neto abriu um inquérito cível e determinou que, após receber a notificação, Riva preste depoimento sobre o caso em 15 dias. Valdevir Denarti Segatti, Everaldo Contini, Angelo de Andrade Assunção e Wilson José Kistner, também são suspeitos e deverão prestar esclarecimentos à promotoria.
Ainda foi determinada diligência na residência do ex-deputado. Hoje, Riva está detido no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC) acusado atrapalhar as investigação da Operação Metástase.
Em 2015, Riva foi preso três vezes, sendo a última, no dia 13 de outubro, na segunda fase Operação Metástase, denominada Célula Mãe, que investiga um esquema que teria desviado R$ 2 milhões por meio da verba de suprimentos na Assembleia, que tinha como finalidade custear compras emergências de produtos como marmitas, cartuchos e materiais gráficos.