A PF também fez buscas na residência e no gabinete do governador Silval Barbosa PMDB. O mesmo estaria acontecendo em relação ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Sérgio Ricardo (TCE) e do conselheiro aposentado Alencar Soares Filho, em Barra do Garças.
Sedes de empresas fornecedoras também estão sendo vasculhadas.
O gabinete do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PR), é outro alvo da operação Ararath. O sócio do prefeito, Mauro Carvalho, o ex-prefeito Anildo de Lima Barros e o proprietário da rede de supermercados Modelo, Altevir Magalhães também estão sendo ouvidos na PF.
Até o momento a PF não confirmou a prisão. Porém dezenas de pacotes de documentos estão chegando a todo momento na sede da PF e que foram apreendidos nas residências dos alvos da operação.
O empresário do ramo de caminhões e máquinas agrícolas Pérsio Briante, diretor executivo do jornal Circuito Mato Grosso, prestou declarações à Polícia Federal na manhã desta terça-feira como testemunha. Pérsio foi ouvido e liberado em seguida. “Estou à disposição da polícia para quaisquer esclarecimentos”, declarou ao deixar a sede da PF em Cuiabá.
Os policiais buscaram Pérsio logo no início da manhã em sua residência e o encaminharam à sede da PF para a oitiva. “Tudo ocorreu de forma tranquila e os agentes foram extremamente gentis. Continuamos à disposição da PF”, acrescentou o empresário.
O advogado Otacilio Peron, representante da empresa Dimak, falou aos jornalistas ao deixar a sede da PF que os agentes encontraram planilhas na casa do Eder Moraes referentes a compra de máquinas e equipamentos em 2007. A época o Estado fez uma grande aquisição de maquinários e por isso foi feito uma série de empréstimos junto ao BIC Banco.
"Encontraram na casa do Eder uma relação de empréstimos feitos junto ao BIC Banco e agora a PF quer saber pra onde foi esse dinheiro", disse ele, informando que os maquinários adquiridos com a Dimaq totalizaram RS 15 milhões.
Há informações de que a PF estaria fazendo buscas de documentos no gabinete do Coordenador do Gaeco, promotor Marco Aurélio de Castro.
A Operação Ararath foi deflagrada em 12 de novembro do ano passado. Naquela oportunidade, 11 mandados de busca e apreensão foram cumpridos tendo como alvo principal o empresário do setor de combustíveis Júnior Mendonça e envolvendo supostos crimes financeiros, principalmente lavagem de dinheiro. Esta já é a quinta etapa da operação.
A todo momento chegam viaturas na sede da Polícia Federal, em Cuiabá, com documentos pessoas para serem ouvidos em oitiva. Os mandados coercitivos foram determinados pelo juiz federal de Cuiabá Jeferson Schneider Schenaider.
14h45 – O advogado de Eder Moais, Paulo Lessa esteve na sede da PF e informou que o ex-secretário de Estado de Fazenda somente prestará depoimento na sede da Polícia Federal em Brasília. Leia Mais: Eder Morais só será ouvido em Brasília
15h – Informções extra-oficias dão conta que o avião da Polícia Federal pousava no Aeroporto Internacional Marechal Rondon para levar Éder e Riva para Brasília.
16h – A esposa do deputado estadual José Riva e ex-secretária de Cultura do Estado Janete Riva deixa a sede da PF após prestar esclarecimentos.
16h45 – O governador Silval Barbosa autuado por posse ilegar de arma e munições foi liberado da sede da PF perante pagamento de fiança. Leia Mais: Silval é liberado após pagar fiança de R$ 100 mil; Atualizada
Mais informações em instantes.