Foto: Ilustração
No mesmo dia em que Cuiabá festeja o seu aniversário, o ex-deputado estadual José Riva completa 58 anos. Curiosamente, nesta data comemora-se um ano em liberdade após seis meses reclusos no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), pela operação Metáfase.
A prisão na operação Metástase foi a quarta já sofrida por Riva. Antes, ele havia sido preso na operação Ararath (em maio de 2014), na operação Imperador (em fevereiro de 2015) e na operação Ventríloquo (em julho de 2015).
Conforme as investigações da operação Metástase, o ex-deputado era líder de um grupo que desviou dinheiro da verba de suprimento na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Os crimes teriam sido cometidos nos anos de 2010, 2013 e 2014.
Nos últimos dias, o aniversariante andou causando um alvoroço enorme entre os políticos. Em depoimento a Juíza Selma Arruda, responsável pelas suas prisões, Riva entregou 34 nomes de deputados que recebiam “mensalinho” na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
O depoimento do político foi realizado durante audiência referente à Operação Imperador, que investiga suposto desvio de R$ 61 milhões, entre os anos de 2005 e 2009, por meio de um esquema de compras de fachada entre empresas de materiais de papelaria e o Legislativo.
Em sua rede social no Instagram, a filha e deputada estadual Janaina Riva, postou uma foto do bolo de aniversário do pai. Ela também desejou feliz aniversário em uma homenagem para o “pai e avô”.