Nacional

Rio vacina 200 mil contra febre amarela

No  primeiro dia da campanha contra a febre amarela, 213 mil pessoas foram vacinadas na cidade do Rio, como mostrou o RJTV. Durante todo o dia, entre 8h e 17h, os postos ficaram cheiops de pessoas de todas as idades que foram se vacinar.

Apesar das filas, o atendimento na maior parte dos 233 postos ocorreu sem grandes problemas.

No posto de saúde da Gávea, na Zona Sul do Rio, eram seis salas de vacinação e 40 profissionais aplicando as vacinas. Até meio-dia, mil pessoas foram vacinadas.

Em Copacabana, todos os funcionários foram chamados para trabalhar hoje. São mais de 100 que contaram com a ajuda de voluntários. Esse esquema reduziu o tempo que se leva pra preencher o formulário, obrigatório para todas as pessoas antes da vacinação. As informações são ainda necessárias para o preenchimento do certificado de vacinação.

Já em Botafogo, também na Zona Sul do Rio, para não ter demora, o posto de saúde montou uma unidade na praça apenas para o atendimento dos adultos.
A partir da segunda-feira (27), a vacina estará normalmente em todas as unidades, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados de 8h ao meio-dia.

Cinco casos confirmados no estado
A vacinação começa antes mesmo da confirmação de casos de febre amarela na capital. Todos os cinco casos confirmados no estado foram de pessoas que contraíram a doença em Casimiro de Abreu, na baixada litorânea fluminense. Um dos cinco morreu, o pedreiro Watila Santos, de 38 anos.
Outros 35 casos suspeitos no estado seguem sob investigação, segundo o último levantamento do governo estadual.

Corrida é desnecessária, segundo a prefeitura
O secretário Municipal de Saúde, Carlos Eduardo Mattos, ressaltou que o "Dia D" de vacinação contra a febre amarela se trata de um processo de imunização preventiva e que não há casos de febre amarela na cidade do Rio de Janeiro.

"Na segunda-feira, os postos voltarão a abrir normalmente às 7h. Não há motivos para correr aos postos de saúde. O público alvo, hoje, são pessoas de 9 meses até 59 anos", disse o secretário.

Questionado sobre a quantidade de vacinas serem suficientes para os próximos dias, o secretário Carlos Eduardo afirmou que espera que o município receba ainda mais doses do que as 300 mil já conseguidas para este dia.

"Nós estamos aguardando com esperança que as vacinas cheguem no dia a dia. Hoje, nós temos 200 mil vacinas à disposição. Conseguimos, ontem, mais 100 mil vacinas e estamos esperando que o Rio de Janeiro seja abastecido com o número suficiente de vacinas. Esperamos 5 milhões de habitantes vacinados e, aí, estaremos em uma faixa de excelência", disse Carlos Eduardo.

Contraindicações
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacina da febre amarela não é recomendada para gestantes, idosos, crianças menores de 9 meses e a pessoas com alergia a algum componente da vacina e a ovo e derivados.

A medicação também é contra-indiciada a pacientes em terapias imunossupressoras e portadores de doenças autoimunes. A vacina também não é indicada a pessoas que passaram por transplantes de medula óssea, com histórico de doença do timo e com problemas neurológicos de natureza desmielizante, como Síndrome de Guillain-Barré e ELA. Em caso de dúvidas, o paciente deve conversar com o seu médico antes da vacinação. Assim, poderão ser avaliados e orientados antes da vacinação.

O secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo, explicou que, no caso de crianças, a vacinação é um pouco diferente. "Crianças até 3 anos, vacinou tem que repetir no 4º ano. Se vacinou no 4º ano, espera até 30 dias para tomar a segunda dose. Se vacinou no 5º ano, repete a vacina em 10 anos", explicou.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus