G1
O nível do Rio Negro, em Manaus, atingiu a cota de emergência, de 29 cm, neste sábado (3), e alcançou a faixa de alerta para inundações, segundo medição realizada pelo engenheiro Valderino Silva na régua do Porto da cidade. Em 3 de junho do ano passado, o nível estava em 27,04m.
De acordo com o superintendente do Serviço Geológico do Amazonas (CPRM), Marco Antônio Oliveira, o atual nível do rio indica uma "grande cheia". Segundo ele, a expectativa é de que a cota permaneça subindo nos próximos dias.
O CPRM divulgou na quarta-feira (31) o último alerta de cheia para o Estado. A enchente de Manaus deve ficar entre as dez maiores já registradas na cidade.
A Defesa Civil estima que quinze bairros de Manaus devam ser atingidos pela cheia. A cheia dos rios deve se estabilizar nos próximos dias, mas o CPRM acredita que o Negro fique na marca de 29,21 metros.
Em todo o estado já são 34 municípios em situação de Emergência, e mais de 62.069 mil famílias afetadas. Em junho, o Amazonas, entra no período de seca. A previsão para as próximas duas semanas é de chuvas abaixo da média.