Foto; reprodução
Por G1
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul comunicou nesta segunda-feira (12) que revisou os municípios em situação de emergência após duas semanas de chuva no estado. Oficialmente, são 79 nessa condição. O boletim anterior informava 95 cidades, porém 16 prefeituras decidiram não entrar com o pedido e foram retiradas do sistema.
O número de pessoas fora de casa segue o mesmo da última atualização: 11.935 pessoas. Ao todo, 185 cidades comunicaram problemas devido ao mau tempo. Uruguaiana, na Fronteira Oeste, é o município mais afetado, com 286 pessoas desabrigadas – que estão em abrigo público, e 5.876 pessoas desalojadas – em casas de amigos ou parentes.
Não chove desde sexta-feira (9) em Uruguaiana, mas, mesmo assim, o nível do Rio Uruguai continua subindo na cidade. Em São Borja e em Itaqui, o mesmo rio parou de subir.
O governador em exercício, José Paulo Cairoli, sobrevoou as áreas alagadas das três cidades da Fronteira Oeste. Depois, se reuniu com coordenadores da Defesa Civil e prefeitos, antes de pedir ajuda ao governo federal.
"Essa pressão que nós estamos fazendo nas localidades e lá na Famurs [Federação dos Municípios do RS] já fortalece o que nós vamos estar trabalhando para frente. Terça estarei em Brasília com o ministro da Integração e das Cidades e vamos estar acompanhando tranquilamente até resolver", disse Cairoli.
Nesta segunda-feira, os ministros Hélder Barbalho, da Integração Nacional, e Osmar Terra, do Desenvolvimento Social e Agrário, também percorrem a região mais afetada do estado. De Uruguaiana, a comitiva de políticos segue para Porto Alegre durante a tarde para uma reunião da bancada gaúcha com a direção da Famurs.
Entre os pedidos estarão a solicitação da liberação de R$ 200 milhões para auxílio emergencial às localidades mais afetadas.
Conforme estimativa da Famurs, as prefeituras gaúchas calculam prejuízos de R$ 339 milhões com o mau tempo.
Em todo o estado, cinco pessoas já morreram em virtude dos temporais. A última vítima fatal foi um jovem de 19 anos, ferido durante um desabamento ocorrido na localidade de Vila Oliva, em Caxias do Sul, na Serra.
Uma mulher segue desaparecida em Porto Alegre. A casa onde vivia foi levada pela força da água na Zona Leste na última quinta-feira (8).
A lista oficial de municípios em situação de emergência:
Dom Pedrito
Tenente Portela
Campo Novo
Lagoão
Três Passos
Boqueirão do Leão
Coronel Bicaco
Barros Cassal
Vila Lângaro
Tunas
Tiradentes do Sul
Sinimbu
Redentora
Itaqui
São José das Missões
Casca
Cristal
Catuípe
Áurea
São Jerônimo
Três Arroios
Chiapeta
Santo Ângelo
São Borja
Pirapó
Roque Gonzáles
Uruguaiana
Miraguaí
Panambi
Pedras Altas
Itapuca
Gentil
Terra de Areia
Rondinha
São Marcos
Sertão
Ibirapuitã
Não-Me-Toque
Barão do Cotegipe
Boa Vista das Missões
Cerro Largo
Paim Filho
Ponte Preta
Sagrada Família
São Pedro das Missões
Bossoroca
Caiçara
Constantina
Frederico Westphalen
Santo Antônio das Missões
Soledade
Cachoeira do Sul
Caraá
Cristal do Sul
Garruchos
Inhacorá
Itati
Nonoai
Pinheirinho do Vale
Porto Mauá
Porto Xavier
Rio dos Índios
São Nicolau
Arroio do Sal
Braga
Floriano Peixoto
Liberato Salzano
Campinas do Sul
Maximiliano de Almeida
Sananduva
Vista Gaúcha
Estação
Irai
Barra do Quaraí
Doutor Maurício Cardoso
Esperança do Sul
Novo Tiradentes
Camargo
Ciríaco